Logo O POVO+
Anel Viário: mais uma tentativa
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Anel Viário: mais uma tentativa

Já houve três processos de licitação fracassados. O projeto é importante para a logística da Região Metropolitana de Fortaleza, mas esbarra no desinteresse das empreiteiras por conta dos preços da tabela serem considerados baixos
Tipo Notícia
OBRAS no Anel Rodoviário de Fortaleza já duram mais de uma década (Foto: Aurélio Alves)
Foto: Aurélio Alves OBRAS no Anel Rodoviário de Fortaleza já duram mais de uma década

.

O Governo do Estado lançou novamente concorrência pública nacional em busca de empresas interessadas em concluir as obras do Anel Viário. Ao todo, 32,30 km. A data para abertura dos envelopes ficou marcada para 3 de novembro, um dia depois do Dia de Finados, às 9 horas.

Já houve três processos de licitação fracassados. O projeto é importante para a logística da Região Metropolitana de Fortaleza. O Governo assumiu a obra em julho passado. O termo de transferência e alienação entre a SOP o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) foi assinado no dia 28 de junho.

Segundo o item 8.6f do Edital, serão desclassificadas as Propostas Comerciais que apresentarem preços unitários superiores aos estimados pelo Governo. O mercado está uníssono: enquanto não houver atualização da tabela de preços, a obra não sai. A tabela da ANP usada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) é de agosto de 2022, mas serve apenas para a aquisição de produtos betuminosos. É um paliativo. Todos os demais itens e serviços seguem com preços da tabela Seinfra de março de 2021.

Desde 2019, foram entregues as conexões com as CEs-040/010, 060 e 065, além da liberação para tráfego em pista duplicada em toda a extensão de 32 km do Anel Viário. Mas restam a execução de algumas alças, retornos e acessos, além de ciclovia e acabamentos.

ALTA ESTAÇÃO

Gol anuncia 760 decolagens/dia

A Gol anuncia para o intervalo 15 de dezembro de 2022 e 15 de janeiro de 2023 sua maior capacidade desde janeiro de 2020, operando uma média de 760 decolagens por dia, com a inclusão de 60 novas rotas. A média de 760 decolagens/dia representa um acréscimo de capacidade de 30% ante outubro agora. O Nordeste é o destaque. A malha aérea na região cresce 34% versus outubro/22. Dentre as novas rotas da Gol para a alta estação, destacam-se: Fortaleza-Porto Alegre. Entre as rotas recém-criadas para o período, Congonhas-Jericoacoara. As rotas sazonais têm Cuiabá-Fortaleza e Goiânia-Fortaleza, entre outras.

UBER DAS VANS

TopBus+ agora também aos domingos

O serviço TopBus+ , de transporte coletivo sob demanda, passa a ser operado aos domingos. E começa já neste fim de semana de eleição. Aos domingos, o TopBus+ estará disponível de 7h às 21h. De segunda-feira a sábado, o serviço funciona de 5h30min às 23h. Para solicitar um veículo, precisa baixar o aplicativo e inserir a origem e o destino. Hoje, opera em mais de 30 bairros de Fortaleza.

DENTRO E FORA DA CAIXA

Pedro Guimarães e a sucessora

Ao se referir a Pedro Guimarães, afastado da Presidência da Caixa por acusação de assédio sexual, Daniella Marques, ontem no almoço do Lide Ceará, não citou seu nome. Disse "meu antecessor". Já o MPT o fez com todas as letras. Pediu a condenação por assédio sexual e moral, além do pagamento de R$ 30,5 milhões pelos danos causados às mulheres que o acusam. Em tempo: Daniella afirmou que a sua nomeação é a prova de que o presidente Bolsonaro não é machista.

Horizontais

O golpe taí - Enviam lembrete sobre suposta fatura a vencer. Nao clique.

No vermelho - O Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian revelou que no mês passado 5.540.767 micro e pequenos negócios (MPEs) estavam com o nome no vermelho. Um empate na prática. Apenas 0,1% de queda ante comparação com o mês anterior. O setor de Serviços corresponde a 52%, seguido pelo Comércio (39,5%).

Carteira e armas - A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) entrega hoje às 9h 215 carteiras funcionais e 193 armas aos servidores da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). A entrega obedece a emenda à Constituição aprovada em maio. Garantiu direitos e prerrogativas de polícia aos servidores da Pefoce.

Null bank - Sobre a pane de ontem no Pix do Nubank na manhã de ontem, o banco respondeu à tarde: "O Nubank lamenta o ocorrido e informa que as operações estão sendo normalizadas". Até ontem à noite, o mercado não fazia ideia da causa.

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?