Logo O POVO+
Meirelles e o almoço nunca grátis
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Meirelles e o almoço nunca grátis

O ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles alerta que o próximo ano será um ano de "arrumar a casa", o que inclui fazer reformas, a começar pela administrativa
Tipo Opinião
Então ministro da Fazenda no Governo Temer, Henrique Meirelles anunciou como presidente do Banco Central, o economista Ilan Goldfajn. (Foto: José Cruz/Agência Brasil) (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Foto: José Cruz/Agência Brasil Então ministro da Fazenda no Governo Temer, Henrique Meirelles anunciou como presidente do Banco Central, o economista Ilan Goldfajn. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Com um rombo orçamentário de, no mínimo, R$ 63 bilhões - resultado das promessas de manutenção do Auxílio Brasil de R$ 600 e do pagamento de 13º às beneficiárias do programa - será necessário criar uma excepcionalidade fiscal em 2023 para fechar as contas. Quem alerta é o ex-presidente do Bacen e ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, cujo voto em Lula já foi anunciado.

"O fato é que o socorro às famílias de baixa renda ainda será imprescindível em 2023. Quem quer que esteja no comando do País terá de acomodar essas despesas, mesmo que elas tenham sido fruto de um gesto eleitoreiro", disse em entrevista ao InfoMoney. Para ele, não há problemas em estabelecer essa excepcionalidade, mas sob uma condição: apenas caso o próximo governo tenha um firme compromisso com a responsabilidade fiscal a partir de 2024.

O chamado  “Novo Regime Fiscal” – responsável pelo teto de gastos em 2016 – é da lavra dele. O economista defende que o futuro presidente, seja Jair Bolsonaro (PL) ou Lula  (PT), deveria abrir uma “excepcionalidade” na regra fiscal - apenas no próximo ano - para acomodar as novas despesas.

Também defende reformas, a começar pela administrativa, para retomar o rigor da regra fiscal em 2024 e manter credibilidade na praça. Meirelles argumenta que sem a agenda de reformas não haverá como crescer de modo firme.

RANKING

THE aponta Unifor como melhor do Ceará

A Universidade de Fortaleza é a melhor universidade entre as instituições de ensino públicas e privadas do Ceará, além de a melhor particular do Norte e Nordeste, segundo o ranking britânico Times Higher Education (THE). Avaliou mais de duas mil universidades em mais de 100 países. Para o ranking, há 13 critérios em cinco categorias: ensino, inovação, internacionalização, pesquisa (volume, investimento e reputação) e citações (influência da pesquisa). Dentre as instituições privadas brasileiras, a Unifor ficou em 3º lugar, atrás das PUC do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.

FABRICANTE VIBRA

CACs crescem quase 500%

O número de registros de armas ativos de Caçadores, Atiradores Desportivos e Colecionadores (CACs) cresceu 473,6% no Brasil entre 2018 e 2022. Isso, quase 500%. Neste mercado, a Taurus se posiciona como a maior fabricante de armas de fogo no Brasil e líder global em vendas de armas leves. É a marca mais importada pelos Estados Unidos.

Fotógrafo subaquático Renato Magalhães registrou raro de um ovo de tubarão no mar de Fernando de Noronha(Foto: Foto: Renato Magalhães/Ciliares - Arquivo pessoal)
Foto: Foto: Renato Magalhães/Ciliares - Arquivo pessoal Fotógrafo subaquático Renato Magalhães registrou raro de um ovo de tubarão no mar de Fernando de Noronha

NORONHA

O avião, o avião...

Depois de reacomodar todos os clientes impactados com a restrição de operação de jatos no aeroporto de Fernando de Noronha, a Azul anuncia a reabertura da venda de passagens de ou para Fernando de Noronha. Põe na rota o modelo ATR72-600, um turboélice com capacidade para transportar até 70 passageiros. Neste mês,são dez voos diários regulares entre Recife e Noronha. Cinco em cada sentido, além de operações extras. Em novembro, passa a operar 16 voos entre as duas cidades, criando então a "Ponte Aérea Recife-Fernando de Noronha". Já começou a vender.

2º TURNO

ONG vai checar urnas hoje

A ONG Transparência Eleitoral Brasil acompanha hoje em Fortaleza o processo de inseminação e lacração das urnas eletrônicas para o 2º turno. A inseminação das urnas é o processo de colocação do software do sistema de votação usado nas urnas. O programa já foi lacrado pelo TSE e será o mesmo que foi utilizado no 1° turno. Os observadores da ONG vão se revezar para estar em todos os momentos. A Transparência Eleitoral Brasil possui cerca de 90 integrantes. Uma das dirigentes é a professora de Direito da UFC Raquel Ramos.

MERCADO IMOBILIÁRIO

CG cria Conceito Viver para incorporação

Depois de mais de 30 anos focada em obras públicas de médio e grande porte, a CG Construções vai começar a atuar no segmento de incorporação com a Conceito Viver. À frente estará Alcyr Araújo. A expansão dos negócios coincide com a retomada do mercado pós-pandemia e, de acordo com Alcyr, mira em compactos de luxo.

Horizontais

À coreana - Neste final de semana, sábado e domingo, o RioMar Kennedy recebe o "Mundo Hyundai", iniciativa da Hyundai Motor Brasil com diversas atividades, como check-up gratuito para os automóveis - da montadora ou de outras marcas - brindes, atrações para crianças, ação social e espaço para adoção de animais de estimação. Chega a Fortaleza após passar por São Paulo, Santa Catarina e Pará.

Bahia em Quixadá - Desde ontem, a Casas Bahia tem loja em Quixadá. Além de ponto físico para venda de produtos, também será um mini hub logístico. Mira nas vendas on line e na logística para a região. Promete entregar em "poucas horas".

Ventura - O grupo Carmais (família Ventura), desde ontem com a loja da chinesa BYD em operação, tem lojas em mais de 20 localidades dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Na lista, automóveis, motocicletas e caminhões. As atividades do grupo abrangem ainda negócios de diferentes segmentos, associados ao setor automotivo, como seguro, locadora de veículos e loja de pneus.

 

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?