Logo O POVO+
Apoio de empresários a Lula é pragmático
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Apoio de empresários a Lula é pragmático

Não é pelo coração, tampouco pela suposta moral e os ditos bons costumes, é pelo pragmatismo. O conjunto de compromissos amarrados com o PT dão uma tranquilidade inexistente no outro lado
Tipo Opinião
FORTALEZA, CE, BRASIL, 10-10-2016: Vilmar Ferreira, presidente do Grupo Aço Cearense. Páginas Azuis - Empresário Vilmar Ferreira. (Foto: Fábio Lima/O POVO) (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA FORTALEZA, CE, BRASIL, 10-10-2016: Vilmar Ferreira, presidente do Grupo Aço Cearense. Páginas Azuis - Empresário Vilmar Ferreira. (Foto: Fábio Lima/O POVO)

O presidente do Grupo Aço Cearense, Vilmar Ferreira, recém-saído de uma Recuperação Judicial, optou por um caminho mais árido do que cômodo. Na contramão de boa parte do empresariado do Ceará, declarou voto em Lula nas eleições de daqui a nove dias. A posição é expressada em vídeo distribuído ao longo do dia de ontem nas redes sociais. De origem humilde, suas histórias cativam a atenção de seus entornos. Contudo, ele não usou o emocional. Aponta números.

Vilmar cita o bom desempenho da economia nas Era Lula para justificar o voto. Cita o crescimento recorde do Produto Interno Bruto em 2010, "em plena crise americana", e destaca o lucro da Petrobras. Ele usa a expressão "faço um apelo à sociedade" ao defender, como diz, um governo com vocação de aumentar a renda. Ele mesmo pondera que o aumento da renda - leia-se salário mínimo - implica subida dos custos, mas o retorno compensa, adverte.

Ao modo dele, Vilmar segue uma trilha já no percurso de outros grandes nomes nacionais. Gente de negócios e, portanto, pragmática. Os 650 empresários e executivos que na última segunda estavam casa de Teresa e Cândido Bracher, ex-presidente do Itaú Unibanco, em São Paulo, formam a elite econômica do País. Foram ouvir Armínio Fraga, Marina Silva e Simone Tebet. Pela ordem, argumentos econômicos, ambientais e políticos a favor de Lula.

O principal argumento foi o risco de uma eventual reeleição de Jair Bolsonaro (PL). Risco para a democracia. Tebet sugeriu que Bolsonaro reeleito poderá tentar um terceiro mandato.

Não é pelo coração, tampouco pela suposta moral e os ditos bons costumes, é pelo pragmatismo. O conjunto de compromissos amarrados com o PT dão uma tranquilidade inexistente no outro lado.

ÔNIBUS

Gratuidade para votar é fácil

A proposta da governadora Izolda Cela (sem partido) de conceder a gratuidade nos bilhetes de ônibus intermunicipais e metropolitanos no dia do 2º Turno - rapidamente aprovada - pretende reduzir a abstenção no dia 30. Será exigida a comprovação do local de votação para a emissão do bilhete. O Governo do Estado paga o metropolitano e intermunicipal enquanto a Prefeitura subsidia a passagem urbana. Fácil de fazer.

ÔNIBUS II

Difícil garantir efeito contra a abstenção

De todo modo, há algum ceticismo entre empresários sobre a eficácia da medida. Um eleitor poderia aproveitar o direito de viajar de graça para votar, mas, em vez disso, aproveitar para fins lúdicos. Esta manhã a Agência Reguladora, a Arce, vai discutir a implantação. A gratuidade das passagens de ida ao município de votação e de retorno ao domicílio de origem, valerá entre as 17 horas de sexta-feira, 28, e 8 horas da segunda-feira, 31.

O PROCURADOR do Trabalho Antonio de Oliveira Lima: evasão entre os que trabalham é três vezes maior(Foto: Divulgação/ MPT-CE/ Joao Dijorge)
Foto: Divulgação/ MPT-CE/ Joao Dijorge O PROCURADOR do Trabalho Antonio de Oliveira Lima: evasão entre os que trabalham é três vezes maior

DENÚNCIAS

Assédio eleitoral tem um candidato predominante

O procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Antônio de Oliveira Lima, não pode revelar em entrevista na rádio O POVO CBN a qual candidatura estão mais associadas as denúncias de assédio eleitoral no Ceará. Mas fez uma revelação. Segundo ele, não há unanimidade, entretanto, uma das duas chapas é predominante. "Há predominância. Até onde tenho visto muito expressiva por convergir o entendimento com o que os empregadores pensam". Em verdade, as denúncias não são sobre o candidato, mas sobre quem o apoia. O assédio eleitoral é o constrangimento clássico, todavia criminoso, do patrão sobre seus colaboradores (eufemismo para empregados que colaboram).

Horizontais

Universitários - A Scania está com o Inovathon 2022 com inscrições abertas, para estudantes universitários de todo o País, e o tema dessa edição é logística sustentável. O Inovathon Scania 2022 chega este ano à 5ª edição com uma novidade: pela primeira vez, acontecerá simultaneamente com outros dois países estreantes na competição: Suécia e Holanda. A final brasileira será em São Paulo e o prêmio será uma viagem à Suécia (aos cinco finalistas), para a etapa final com os jovens vencedores dos outros países. As inscrições vão até o dia 26 de outubro.

BMW - Ao completar seis anos em 2022, a fábrica de motocicletas do BMW Group em Manaus receberá um investimento de R$ 50 milhões entre 2022 e 2025. Vai aplicar em todas as áreas produtivas.

Nubank em libras - O Nubank, uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo, realizou mais de 7 mil atendimentos em 15 meses de assistência em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Cerca de 150 temas distintos foram tratados por mais de 700 Xpeers (como são chamados os funcionários do time de atendimento ao cliente).

 

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?