Logo O POVO+
Vedacit obtém Selo Empresa B
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Vedacit obtém Selo Empresa B

O selo atesta que a empresa atende aos padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade do Sistema B; certificação vem ao tempo em que a companhia brasileira declarou alta no faturamento no passado, ao atingir R$ 900 milhões; Fortaleza é a base principal no Nordeste
Marcos Bicudo, CEO da Vedacit, ao receber o selo  Empresa B (Foto: PAULO ARAUJO- DIVULGAÇÃO)
Foto: PAULO ARAUJO- DIVULGAÇÃO Marcos Bicudo, CEO da Vedacit, ao receber o selo Empresa B

Depois de um ano no qual cresceu 4% em volume e 28% na receita, a Vedacit agregou a certificação de Empresa B. O selo atesta que a empresa atende aos padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade do Sistema B. O faturamento bruto da companhia chegou a R$ 900 milhões. O CEO, Marcos Bicudo, estima para este ano 11% a mais de receita. Mas faturamento sem sustentabilidade é risco maior - para a empresa e para o planeta - daí o foco da empresa.

A Vedacit obteve 87,6 pontos na Avaliação de Impacto B, cuja exigência mínima é de 80 pontos. O questionário mira em cinco aspectos da empresa: comunidade, clientes, trabalhadores, meio ambiente e governança. O anúncio oficial aconteceu na manhã desta quinta-feira (23), no Museu da Imagem e do Som (MIS), de São Paulo.

Bicudo atribui a previsão de 11% a mais na receita em função da recomposição da inflação e um possível (e provável) aumento de preço, algo como 6% em meados do ano. Ou seja, não subiria por conta de mais vendas. A leitura de vendas contidas, diz ele, é devido ao cenário árido de alterações na economia capazes de aumentar o poder de compra. Quem for às prateleiras, encontrará oito novos produtos e os 35 existentes com novo posicionamento.

O Sistema B é uma organização parceira do B Lab desde 2012, responsável pelo engajamento, divulgação e promoção local de todo movimento B no Brasil e América Latina. Ele articula um movimento global de pessoas que usam os negócios para a construção de uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa para as pessoas e para o planeta.

“Ter uma empresa como a Vedacit se certificando, indica que conseguimos ampliar o alcance de mensagens importantes para que possamos influenciar na construção de uma economia mais humana, atenta a temas como desigualdade social, inclusão e produção responsável”, disse Rodrigo Santini, diretor Executivo do Sistema B Brasil.

O executivo de Marketing, Inovação e Sustentabilidade da Vedacit, Luis Fernando Guggenberger, diz que a intenção de integrar a comunidade de Empresas B na Vedacit é mais uma forma de manifestar o compromisso em gerar valor compartilhado para os stakeholders.

O gerente geral do Instituto Gerdau, Paulo Boneff, participou do evento. Ele destacou que a Gerdau é a primeira siderúrgica do mundo com o selo B. Para ele, a cultura é um dos pontos mais determinantes para a obtenção do selo. Até 2025, o grupo pretende certificar operações na Argentina, Uruguai e México. "Já conversei com cinco concorrentes nossos sobre nossas práticas", contou. Segundo Paulo, não faz sentido não difundir a atenção aos fundamentos.

"Você não consegue ser uma empresa B se você faz apenas marketing", disse a diretora de relacionamento e comunicação do Sistema B, Cinthia Gherardi. Para ela, tratar alguns efluentes e fazer reciclagem pontual não basta. "Precisa de empresa engajada e metas integradas. Isso leva à transformação". Uma vez que a empresa se torna uma empresa B, Cinthia afirmou que estimula a aproximação entre outras certificadas, por compreender que parte da jornada não é alcançável sozinha.

A Vedacit iniciou seu processo de atendimento às normas de sustentabilidade em 2018 e desde então toca um plano estratégico. Dentre as ações já realizadas, as que se destacaram nos cinco pilares da Avaliação de Impacto B são as seguintes:

Meio Ambiente
Práticas de gestão ambiental, com uma política transparente e metas públicas de ESG (Governança ambiental, Social e Corporativa)
Avaliação das práticas de sustentabilidade dos fornecedores
Zero resíduo da produção enviado a aterro
100% de eletricidade renovável em São Paulo e Itatiba
100% de tratamento de efluente doméstico em São Paulo
Reaproveitamento de efluente tratado para irrigação de jardim em São Paulo
Emprego de materiais sustentáveis no novo Centro de Distribuição em Itatiba, com iluminação de espaços fechados com luz natural e ventilação natural
através de aberturas no telhado
Implantação da coleta seletiva

Colaboradores
Satisfação de colaboradores acima de 81%
Práticas de promoção de diversidade (Grupos de afinidade para Diversidade &
Inclusão; Programa de desenvolvimento de liderança feminina)
Melhoria nas práticas de remuneração e de benefícios aos colaboradores (licenças maternidade e paternidade estendidas, auxílio alimentação, auxílio
academia, dentre outros);
Práticas de saúde e segurança nas operações (melhoria da ergonomia nas
linhas produtivas);
Licença remunerada para trabalho voluntário

Governança
Avanço nas práticas de proteção de dados
Auditoria das Demonstrações Financeiras por Big Four (as quatro maiores
empresas contábeis especializadas em auditoria e consultoria do mundo)
Metas ESG nos contratos de gestão da liderança
Demonstrações Financeiras Elaboradas de acordo com norma brasileira espelhada nas Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS, na sigla em inglês)
Relatório de Sustentabilidade demonstrando transparência sobre indicadores, metas e práticas

Clientes
Transparência sobre satisfação do cliente
Melhoria constante no tempo de resposta aos consumidores
Embalagens com QR Code para descarte
Ponto de Entrega Voluntária de Embalagem

Comunidade
Contratação de fornecedores nacionais e locais (próximos às plantas da Vedacit) para fomentar as economias locais
Ações de voluntariado estimulando os colaboradores a exercerem a sua cidadania, gerando impacto e transformando a realidade das comunidades.
Programa visando a saúde da residência dos colaboradores, beneficiando-os
com a reforma de cômodos que estão em situação insalubre. Ao todo já foram
11 contemplados.
Desde a fundação do Instituto Vedacit, mais de 200 casas já foram reformadas
com o seu auxílio. As ações do Instituto já impactaram mais de um milhão de vidas.

Sobre a Vedacit

Líder no mercado de impermeabilização e produtos de alta tecnologia para a construção civil, a Vedacit foi fundada em 1936. Tem mais de 100 produtos nas linhas de impermeabilizantes, materiais para a recuperação de estruturas e aditivos para concreto, desenvolvidos em laboratório próprio, com a mais alta tecnologia para oferecer soluções apropriadas a diferentes dimensões. É comercializada em mais de 50 mil pontos de venda. O capital é 100% nacional. São três unidades fabris, duas em São Paulo - capital e Itatiba - e uma em Salvador, abastecendo todo o País. Conta ainda com quatro grandes regionais distribuídas pelo País.

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?