
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
“Codinome beija-flor” (Reinaldo Arias / Cazuza / Ezequiel Neves) é a música de Cazuza com mais regravações. Já “Exagerado” (Cazuza/ Ezequiel Neves/ Leoni) foi a sua canção mais tocada no Brasil nos últimos 10 anos nos principais segmentos de execução pública de música. O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) fez o levantamento. Cazuza faria 65 anos nesta terça-feira (4).
Em tempo: Frejat, parceiro em composições e no Barão Vermelho, foi o intérprete que mais gravou suas músicas. Depois de "Exagerado", vem "Malandragem", composta por Cazuza e Frejat e gravada por Cássia Eller. Em terceiro, outra da duplam, "Bete Balanço". Em quarto, “Codinome beija-flor” .
Dentre as regravações, "Exagerado"está em segundo lugar, empatada com "Pro dia nascer feliz", também de Cazuza e Frejat. Em terceiro, "Bete Balanço". Em quarto, "Brasil" (Nilo Romero / Cazuza / George Israel).
Cazuza tem 230 obras musicais e 272 gravações. Suas obras musicais são as composições deixadas por ele, contendo letra e/ou melodia. Já as suas gravações são os registros que deixou de obras musicais que estão disponibilizadas ao público no formato digital. Estas podem ser ouvidas nas diferentes plataformas, ou no formato físico, como nos DVDs e CDs.
Nascido em 4 de abril de 1958, ele morreu no dia 7 de julho de 1990, de choque séptico causado pela Aids. Seus direitos autorais de execução pública são garantidos pela lei federal 9.610/98. A lei determina que os herdeiros recebam os rendimentos por 70 anos após a morte do autor (ou do último autor, em caso de parcerias).
Cazuza recebe seus direitos autorais porque segue filiado à gestão coletiva da música no Brasil. Os canais e espaços que utilizam músicas, como rádio, TV, cinema, estabelecimentos comerciais, plataformas digitais, casas de festas, shows e outros locais de frequência coletiva pagam pelo licenciamento musical.
Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.