Logo O POVO+
Funsaúde: mudar para não mudar
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Funsaúde: mudar para não mudar

O argumento de que a mudança no modelo da Fundação tem como objetivo proteger os aprovados na seleção demonstra que o foco do Governo mirou primeiro as corporações, em vez de eficiência e qualidade no atendimento
Tipo Opinião
Casos de infecção viral aumentam principalmente entre crianças  (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA Casos de infecção viral aumentam principalmente entre crianças

O governador Elmano de Freitas (PT) afirmou que a extinção da Fundação Regional de Saúde (Funsaúde) para incorporá-la à Secretaria da Saúde (Sesa) mirou na garantia da estabilidade dos aprovados. O argumento diz muito. O governador não mencionou alvos mais amplos, como eficiência e qualidade no atendimento. Cravou no target corporações do serviço público, não nos usuários do serviço.

Foi a segunda reversão relevante praticada pelo atual Governo em pouco mais de 90 dias de mandato. A primeira havia sido criada já este ano - a alteração na política de incentivos fiscais, reescrevendo a regra até para empresas que já os obtiveram. A repercussão foi péssima. E a toque de caixa a bancada do Palácio agiu e votou sim pelo giro 360 graus. E agora o fim da Funsaúde, a fundação já ferida de morte pelo ex-governador Camilo Santana (PT). Em um dia, os 46 deputados estaduais reativaram o modo instantâneo e desfizeram uma alteração complexa fruto de um debate mais longo.

A Fundação foi criada pela Secretaria da Saúde em 2020 justamente com o propósito anunciado de dar mais eficiência e qualidade à assistência em saúde no Ceará. Trazia para dar expediente nos hospitais os selecionados na prova aplicada no final de 2021. No discurso do Governo, a Funsaúde oferecia instrumentos administrativos mais ágeis.

A natimorta seria um ente público, criado pelo Estado, por lei, para gerir serviços públicos. Integraria a administração pública indireta, vinculada à Sesa e sujeita ao Estado, com contratação de pessoal mediante concurso público, licitação, controle interno e externo. Pelo modelo, acabaria com os contratos por meio de cooperativas - uma queixa recorrente dos profissionais - e com organizações como o ISGH.

Camilo começou a desidratar quando entendeu que a Funsaúde deveria ficar na Sesa, sem o conselho independente previsto. Agora Elmano desligou os aparelhos. "Porque quando ela é uma fundação em situação de crise econômica, esses servidores podem ser mais rapidamente demitidos", disse, ao se referir aos quatro mil aprovados, agora servidores públicos estatutários. Na prática, apenas ampliou-se o time, não se quis rever o modelo.

Como os problemas da saúde não são apenas de contingente, mas de modelo, é bom não criar esperança de que a saúde no Ceará vá melhorar.

QUE TRAZES

A logística dos ovos de páscoa

A JSL, de logística, estima entregar mais de 9,5 milhões de ovos de chocolate nesta Páscoa, quantidade que equivale a 2,75 mil toneladas, alta de 6% em relação ao ano passado. A associação dos fabricantes, a Abicab, estima para este ano superar as 10 mil toneladas de 2022. Para operar a distribuição de gigantes como Mondelez Brasil, Nestlé, Top Cau e Lojas Americanas, a JSL emprega 620 veículos para realizar mais de 7.400 entregas em 360 cidades nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste.

ÍNDICE DE CURSOS

Unifametro obtém boas notas no MEC

A Unifametro, com seis campi em quatro municípios do Ceará, exibe o Índice Geral de Cursos (IGC) obtido no Ministério da Educação. O ranking avalia critérios como qualidade, média das últimas três provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), corpo docente, projeto pedagógico e infraestrutura. Obteve o segundo melhor índice. A Universidade Federal do Ceará (UFC) venceu. A Unifametro alcançou nos campi de Fortaleza (nota 4,0), ficando em segundo, e Maracanaú (nota 4,0), em primeiro. Tem 30 cursos de graduação.

RANKING ANATEL

Brisanet: melhor banda fixa em 7 estados

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou os resultados da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida referente a 2022. No quesito "banda larga fixa", o fundador e CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira, comemora. A empresa sediada em Pereiro obteve a melhor nota em todos os sete estados onde foi avaliada. Alagoas (8,5), Piauí (8,49), Pernambuco (8,47), Sergipe (8,36) e Rio Grande do Norte (8,34), Ceará (8,09) e Paraíba (7,79).

horizontais

Fé - Hoje, as lojas de rua do Centro, da Monsenhor Tabosa, dos bairros e dos shoppings centers estarão fechadas. Nos shoppings, operam cinemas e praças de alimentação, com o horário alterado. Mas amanhã e depois, tudo normal. Têm fé nas vendas.

Pecém - Pelos próximos 2 anos, o atual presidente Eduardo Amaral, CFO da Cimento Apodi, continua na liderança do Conselho Administrativo da Aecipp, a associação das empresas do Complexo do Pecém.

CSI - Com atuação no Norte, Nordeste e também no Sudeste, a CSI Participações faz transição de comando e nomeia Edilberto Costa para a Diretoria Geral do grupo. A CSI se declara a maior empresa de outsourcing (terceirização) do Norte e Nordeste.

 

 

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?