Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
.
A Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) recuou na publicação da nova Tabela de Custos de obras e serviços de engenharia. Simplesmente retirou do ar. A nova versão contava com 38 serviços inéditos e mais 3.420 novos insumos, além da melhoria dos itens já existentes. Também foram incluídos 22 insumos de mão de obra para serviços de gasodutos de uso exclusivo da Cegás. O mercado - leiam-se empreiteiras - até gostou do que fora anunciado. Itens como tubos das obras da Cagece seguiram sem melhoria, mas em geral houve correções entre 25% e 30%. Terraplenagem chegou a a quase 40%. Sem a tabela corrigida, estava difícil conseguir interessados em obras como o anel viário. Agora voltou a ser difícil.
A leitura de bastidor nas empresas é de que a Superintendência de Obras Públicas (SOP) foi determinante para o recuo, mesmo tendo composto a força-tarefa responsável pela atualização ao lado da Companhia de Gás do Ceará (Cegás) e Cagece. A SOP teria vendido para o Palácio da Abolição que não precisava e que os construtores aguentariam o tranco. O Governo não escutou o segmento e mandou retirar do ar a tabela. De todo modo, sabe-se, a Seinfra não publicaria sem conversar com a Casa Civil. Esta fez avaliações e deu o aval. Mas a SOP não estava satisfeita. E uma insatisfação da SOP tem peso. A Seinfra, a rigor, está sentada na beira da estrada com as empresas insatisfeitas, a Pasta trabalhou por muito tempo e com afinco. A Secretaria sentiu o golpe, afinal só foi adiante com a publicação pois teve a autorização da Casa Civil.
Um licitante chegou a pedir esclarecimento sobre uma obra cuja entrega de envelopes ocorrerá no dia 9 de maio. Trata-se da licitação para do tipo menor preço para pavimentação da rodovia CE-34, no trecho entre a BR-222 (Umirim) e Pentecoste, com extensão de 17,7 km. Foi questionado o uso da tabela 27 no edital, já que constava no site Seinfra a tabela 28 (a nova e revogada). Em nota, a SOP informou que iria publicar um adendo com a nova tabela. Mas depois nem tabela e muito menos adendo. Dia 9 saber-se-á quantos interessados existirão.
O secretário da Infraestrutura, Antônio Nei, quando do anúncio da tabela hoje desaparecida, dissera que contava com a maior quantidade de insumos do Brasil. Isso garantiria sua confiabilidade e eficácia e a credenciaria como uma das principais referências de engenharia de custos do País. Para elaborá-la, há pesquisa de preços unitários dos diversos insumos, tais como mão de obra, materiais e serviços, inclusive aluguel de equipamentos. Desenvolvida pela Seinfra em 2001, a Tabela de Custos surgiu com o objetivo de padronizar e agilizar a elaboração de orçamentos de obras e serviços de engenharia, uniformizando, com critérios, os seus preços máximos.
Existe um número importante para a compreensão da importância do tema: o número de obras paralisadas ou atrasadas (e seus motivos). Este dado não foi divulgado. Todavia, obra parada implica custo elevado. Financeiro, social e eleitoral. O impasse com as construtoras e demais fornecedores, entretanto, não altera o cronograma de obras a serem anunciadas. É possível noticiar obras em série sem saber quando serão mesmo concluídas.
9%
Ao oficializar o aumento de 9% para o funcionalismo público federal, por meio de uma Medida Provisória assinada na sexta-feira, 28, o presidente Lula destacou ser este o primeiro acordo para reajuste de servidores desde 2016 e o benefício direto a mais de 1 milhão de pessoas. Fala em impacto direto projetado na economia de aproximadamente R$ 11 bilhões ao longo do ano. O reajuste começa a contar na folha a partir de amanhã, 1º de maio. Será concedido de forma linear a todas as categorias. Lula agradou à sua base, mas em nenhum momento fez menção a qualquer mecanismo de medição de desempenho. Quem administra botequim, grande empresa ou máquina pública sabe que conceder aumento apenas não implica mais eficiência. Na Polícia, o PM não patrulha melhor; na escola, o professor não dá melhor aula; no hospital, o médico não cuida melhor; no presídio, o policial penal não fica mais atento; no Fisco, o auditor não audita melhor. As melhorias há quando os processos, o acolhimento, o treinamento e as avaliações são aprimoradas. Como a máquina existe para servir não apenas aos servidores (daí o termo), o caro contribuinte assiste a tudo sem aumento. De expectativa.
EMPREGOS
Fortaleza registrou crescimento na geração de empregos formais com carteira assinada, alcançando um saldo de 3.178 postos, entre admissões (27.199) e desligamentos (24.021). O número foi puxado pelos setores de serviços (2.711) e comércio (370). Os dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, e são referentes ao mês de março. A capital segue no 1º lugar em estoque de vagas (665.917) e em 1º lugar no saldo de empregos gerados nas regiões Norte e Nordeste. Do saldo global de empregos gerados no Estado do Ceará (4.745), a capital foi o município que mais gerou (1º lugar) empregos, e respondeu por 66,9% destas vagas. No ranking, bonito. Mas olhando os números absolutos, é bem pouquinho, né?
CARROS
Abril marca uma efeméride para a fábrica da Caoa Montadora. É quando se completam 16 anos de atividade na cidade de Anápolis, em Goiás. Inaugurada em 2007, a planta representa um importante passo na estratégia da Caoa no Brasil e já produziu 400 mil veículos. A Caoa Montadora nasceu do ideal do seu fundador, o médico paraibano Carlos Alberto de Oliveira Andrade (o acrônimo é Caoa). No ano de 2017, a Caoa assinou cooperação estratégica com a Chery e deu início a produção dos SUVs da Caoa Chery. Hoje são produzidos na planta os modelos Caoa Chery: Tiggo 5x Pro, Tiggo 7 Pro Max Drive e Tiggo 8 Max Drive, além dos novos veículos híbridos Flex Tiggo5X Pro Hybrid, Tiggo7 Pro Hybrid. Também saem os modelos Hyundai: New Tucson e HR.
50 anos
O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Moretti, disse que o foco da empresa para os próximos anos seguirá no contexto da segurança alimentar, com a adaptação de culturas para as regiões tropicais, com tolerância à seca e maior resistência a eventos climáticos extremos, a pragas e doenças, de maneira sustentável. Enquanto toca a agenda dos 50 anos, Moretti tem de lidar com a hostilidade por parte do MST. O Movimento invadiu uma fazenda de pesquisas da empresa em Petrolina (PE). Já saiu, mas o líder nacional, João Paulo Rodrigues, afirmou desafiar a Embrapa a provar que as áreas invadidas eram produtivas. O MST deveria ser grato, não hostil.
CÂMARA
O plástico é determinante para a música. O material é uma alternativa sintética para instrumentos musicais. Ricardo Mello, líder da Câmara de Descartáveis e que encabeça, junto com outros membros, o projeto Plástico Amigo, em busca da difusão dos benefícios do material, lembra que, historicamente, instrumentos como pianos, baterias e guitarras eram feitos de produtos animais, e a substituição desses elementos pelo plástico ajudou a preservar espécies ameaçadas de extinção e a reduzir práticas de caça predatória. Cordas de violão confeccionadas em metal também são revestidas com um polímero plástico. Os primeiros tambores eram feitos esticando a pele de cabras, vacas ou outros animais domésticos. As teclas para a produção de pianos eram produzidas com o marfim retirado dos dentes de elefantes.
Horizontais
Pompa - A Azul faz nesta segunda-feira, 1º, às 16 horas, entrevista coletiva para celebrar a retomada dos voos entre Fortaleza e Juazeiro do Norte, no Ceará. Será no Palácio da Abolição, com direito a apenas um gerente da empresa, de Relações Institucionais, César Grandolfo, mas estarão lá o governador, Elmano de Freitas (PT), o deputado federal, José Guimarães (PT), além dos prefeitos de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), de Barbalha, Guilherme Sampaio (PDT), e do Crato, Zé Ailton Brasil (PT). Será assim: de segunda-feira a sábado, decolando do Aeroporto Pinto Martins, às 4h30min. No sentido inverso, todos os dias, exceto aos sábados, partindo às 23h55min.
Olho no peixe - Fernanda Pacobahyba toca a vida no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), mas está ligada na Sefaz. Ela postou em uma rede social sobre a alegria de ver a posse dos novos concursados do fisco cearense. "Um sonho que iniciamos lá atrás, com o concurso, de ampliar o nosso corpo fazendário e de investir nos nossos servidores".
Go back - A Audi do Brasil anunciou que na turnê Titãs "Encontro: todos ao mesmo tempo agora", a passar por 17 cidades brasileiras entre abril e junho - incluindo Fortaleza em 3 de junho - o Audi Q7, que comporta os sete integrantes, será o transporte oficial dos artistas durante a temporada.
Queda e subida - Em fevereiro, o índice de atividades turísticas no Ceará caiu 8% frente a janeiro, após ter avançado por dois meses seguidos, período em que acumulou um ganho de 14,7%. Na comparação fevereiro de 2023 / fevereiro de 2022, o índice de volume de atividades turísticas no Ceará apresentou expansão de 14,1%. Pesaram mais o aumento na receita de locação de automóveis; hotéis; restaurantes; transporte aéreo; rodoviário coletivo de passageiros; serviços de bufê; e agências de viagens. Minas Gerais subiu mais (25,2%). Bahia (20,2%), Paraná (23,0%) e Santa Catarina (23,9%) também.
Pepsi pode ser reciclável - Disposta a investir em soluções para que suas embalagens não se tornem resíduo, a PepsiCo destaca a recuperação de oito mil toneladas de plástico flexível pós-consumo, também chamado de BOPP (Polipropileno Biorientado), no ano passado. Em tempo: a multi não divulga dados por estado. Contudo, diz que 41% do plástico flexível recuperado foi no Nordeste - aproximadamente 3,2 mil toneladas. A eureciclo - empresa especializada em soluções estruturantes para a cadeia de reciclagem - direciona o material para a indústria cimenteira. O resíduo é reaproveitado como combustível nos fornos industriais e, também, integra a matéria-prima do cimento.
Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.