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Lula quer carros; País precisa de coletivos
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Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Lula quer carros; País precisa de coletivos

Presidente defende carros mais baratos, mas as prefeituras clamam por ajuda federal para criação de marco regulatório e fundo tripartite, com participação dos municípios, estados e União para melhorar transporte público
Tipo Opinião
LULA defendeu, inclusive, que Conselhão possa abordar o tema (Foto: José Cruz/ Agência Brasil)
Foto: José Cruz/ Agência Brasil LULA defendeu, inclusive, que Conselhão possa abordar o tema

O presidente Lula bateu nos preços dos automóveis. Acha que estão muito caros. E estão. Mas ele disse que o Governo pretende agir para trazer veículos mais baratos ao País, além de assegurar melhores condições de pagamento. "Qual pobre que pode comprar carro popular por R$ 90 mil? Um carro de R$ 90 mil não é popular. É para classe média", disse um indignado Lula, ex-metalúrgico e gerado no ventre do sindicalismo do ABC paulista.

Foi durante a primeira reunião do novo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, o chamado "Conselhão". Noutros termos, Lula quer mais carros nas ruas e não deu uma palavra sobre o que o Governo pretende fazer para melhorar o transporte público no Brasil.

Lula poderia ter comentado sobre pelo menos uma das várias propostas discutidas na reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), nesta quarta-feira (3), no Rio de Janeiro. Uma delas diz respeito a um plano nacional para o transporte público, no qual haveria subsídio federal para financiar o setor nas grandes e médias cidades. O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, esteve lá e destacou a necessidade do envolvimento do Governo Federal no suporte aos projetos de eletromobilidade, à gratuidade dos idosos e ao financiamento com juros subsidiados para obras ligadas ao transporte coletivo.

Há consenso entre prefeitos - Fortaleza mandou o vice Élcio Batista (PSDB) - de que é urgente que a União entre no debate para criar uma política para o transporte coletivo, para gerar um plano nacional para o setor. A prioridade é a criação de um marco regulatório, desoneração da folha e a gratuidade dos idosos. Em Curitiba, por exemplo, o prefeito Rafael Greca anunciou a compra de 70 ônibus elétricos e editais de R$ 864 milhões para as obras de infraestrutura.

O grupo da FNP criou uma comissão para acompanhar no Congresso e no Governo Federal a tramitação do marco regulatório, do fundo tripartite, com participação dos municípios, estados e União. O caso de Fortaleza é sério, com frota envelhecida e perda de receita, mas a Capital não está sozinha. As cidades enfrentam o desafio de bancar um transporte coletivo cada vez mais caro - com aumento dos custos acima da inflação - e com uma demanda abaixo do período pré-pandemia.

O presidente da FNP e prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), exorta os municípios a se unir e pressionar o Governo para conseguir os recursos prometidos no Projeto de Lei 4392/2021 - R$ 5 bilhões para esse ano, outros R$ 5 bilhões para o ano que vem e mais outros R$ 5 bilhões para 2025.

TRT 7

Capilaridade da Ematerce contra o trabalho escravo

O presidente da Ematerce, Inácio Mariano, e o assessor de assuntos da Presidência, Bartolomeu Cavalcante, estiveram com o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, Francisco José Gomes, para discutir parceria com a Fetraece, Faec e Fiec no combate ao trabalho escravo rural, em específico à atividade dos coletores da folha de carnaúba. Franzé foi nomeado para o CNJ para atuar no combate ao trabalho escravo. A capilaridade da Ematerce, presente em todo o Estado, é aliada para a localização e identificação dos casos de trabalho escravo.

Horizontais

Bem aventurado - O Grupo Carmais (Ventura) foi apresentado como caso de sucesso de aprendizagem administrativa e comercial na 2 edição da Semana do Jovem Trabalhador (STJ), promovida pelo Senac-CE. No seu primeiro ano de atividade, foram formados 45 aprendizes. Em 2023, o projeto já conta com 55 jovens em formação.

Nota - O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) notificou o supermercado Frangolândia, nas unidades dos bairros Álvaro Weyne e Messejana, por dificultar a entrega de nota fiscal física a consumidores. Clientes reclamaram da falta do documento no momento do pagamento das compras, no caixa. Para o Procon, a prática é abusiva e pode resultar em multa de R$ 16 milhões. O supermercado tem cinco dias para responder à notificação.


 

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