Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
A Ocyan, a antiga Odebrecht óleo e gás, está com inscrições abertas para seu programa de aceleração Ocyan Waves Booster 2023. Este ano, o Booster mira startups com foco em novas energias e serviços digitais mais maduras, em fase de tração (growth), ou seja, startups com soluções já validadas por alguns clientes para evoluir a agenda ESG e trazer oportunidades de novos negócios.
As startups com projetos alinhadas à transição e eficiência energética, gestão de ativos operacionais e manutenção inteligente podem se cadastrar para o programa. As inscrições podem ser feitas pelo www.ocyanwaves.com/booster até o dia 26 de maio.
O Ocyan Waves Booster anuncia a intenção de estimular o crescimento das startups no ecossistema brasileiro de inovação, além de capacitar os empreendedores por meio de métodos personalizados e mentorias para que, no futuro, suas soluções possam impactar o mercado de Óleo, Gás e Energia.
Em 2022, o programa buscou trabalhar com cleantechs e, ao longo de seis meses, três startups foram aceleradas. Nenhuma do Ceará. Foram a: CarbonAir Energy, do Rio de Janeiro (RJ), Atlas Power, de Florianópolis (SC) e TidalWatt, de Santos (SP).
Ocyan Waves Booster
O Ocyan Waves Booster foi criado em 2022 na plataforma Ocyan Waves e, ao longo de seis meses, disponibilizou 52 horas de mentorias e encontros, com debates e estudos sobre os temas mercado, produto, modelo de negócio, gestão de time e de capital.
O programa mobilizou 20 integrantes da Ocyan, que interagiram com os empreendedores. O time contou com mentores especialistas, mentores padrinhos e o time de inovação da empresa, além de mentores externos convidados, como Hector Gusmão, CEO e Co-Founder da Bolder, e Orlando Ribeiro, consultor em inovação na Neo Okeanos e investidor anjo da Urca Angels.
Na primeira edição, 73 startups se inscreveram no programa, sendo que 19 delas passaram pela fase de entrevistas, oito avançaram no pitch day e três foram selecionadas.
A plataforma Ocyan Waves foi lançada há três anos e, além do novo programa, também é formada pelo o Ocyan Waves Challenge se tornou um programa consolidado e reconhecido no ecossistema de startups.
O resultado dessas duas frentes de trabalho em inovação contribuiu para mostrar como a Ocyan se relaciona com o ecossistema. Em 2022, a empresa figurou na lista de empresas que melhor se relacionam com startups – esteve presente no ranking das 50 Open Corps e entre o top 3 da categoria Petróleo&Gás.
Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.