
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
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A Embraer retorna à Convenção e Exposição Europeia de Aviação Executiva de 2023 (Ebace2023), de terça a quinta-feira (23 a 25), em Genebra, na Suíça. A companhia apresentará três de seus jatos líderes do setor: o Phenom 300E, por 11 anos consecutivos o jato leve mais vendido do mundo; e os jatos executivos Praetor 500 (porte médio ) e o Praetor 600 (supermédio).
No início deste mês, a NetJets e a Embraer anunciaram um novo acordo para até 250 opções de jatos Praetor 500, incluindo um amplo contrato de serviços e suporte. O acordo, avaliado em mais de US$ 5 bilhões, foi importante para o momento da fabricante brasileira.
A ex-estatal declara estar empenhada na sustentabilidade para alcançar as metas ESG da companhia, que incluem neutralidade de carbono nas operações até 2040, emissões líquidas zero da aviação até 2050 e 100% de fontes de energia renováveis até 2030.
Os três jatos executivos da Embraer que participarão da Ebace voarão para Genebra usando o mecanismo book-and-claim, para manter os compromissos de sustentabilidade da companhia. Ao chegar em Genebra, a aeronave será reabastecida com Combustível Sustentável de Aviação (SAF) para o retorno.
A empresa diz estar aumentando o uso de SAF, inclusive em sua sede em Melbourne (Flórida), além de investir no desenvolvimento de tecnologias alternativas de propulsão que incluem soluções de baixa e zero emissões, como eletrificação, híbrida-elétrica e hidrogênio.
Na Ebace do ano passado, a Embraer e a 4Air anunciaram um programa de compensação de carbono para novos clientes de jatos executivos inscritos no Embraer Executive Care Program.
Após a adesão, os clientes receberam 25 horas de voo gratuitas neutras em carbono por meio da 4AIR, compensando suas emissões durante aquele período de voo. Os projetos financiados pelos créditos de compensação de carbono 4AIR incluem programas de energia renovável, apoio a florestas de absorção de carbono e a projetos locais que reduzem o desmatamento, gerando benefícios sociais e econômicos. Até hoje, mais de 30 certificados foram emitidos por meio do programa.
Sobre o Phenom 100 EV
O Phenom 100 EV tem motores Pratt & Whitney Canada PW617F1-E, com 1.730 libras de empuxo, chegando a 405 nós em velocidade de cruzeiro e até 15% mais empuxo em aeroportos elevados e com altas temperaturas, o que equivale a mais alcance e menor tempo de subida. A aeronave tem alcance de 1.178 milhas náuticas (2182 km) com quatro passageiros e reservas NBAA IFR.
A cabine de comando permite operação de piloto único, com alerta situacional elevado pela interface homem-máquina da aviônica Prodigy Touch, baseada no Garmin G3000, com painéis maiores e de alta resolução, telas divisíveis e novo radar meteorológico.
Sobre o Phenom 300E
O Phenom 300E é o jato com operação de piloto único mais rápido e de maior alcance, com velocidade de cruzeiro de 464 nós e um alcance de 2.010 milhas náuticas (3.724 km), com cinco ocupantes a bordo e reservas NBAA IFR.
Com o desempenho de subida e de pista, o Phenom 300E custa menos para operar e manter do que seus concorrentes. A aeronave é capaz de voar a 45.000 pés (13.716 metros), equipada com dois motores Pratt & Whitney Canada PW535E1 com 3.478 libras de empuxo cada.
O Phenom 300E tem compartimento de bagagem entre os maiores de sua categoria. As maiores janelas da classe oferecem iluminação natural abundante na cabine, bem como no banheiro privativo.
O conforto dos assentos, com reclinação e capacidade de movimento total, é reforçado pela reconhecida boa pressurização entre os jatos leves (altitude máxima da cabine de 6.600 pés). O Phenom 300E possui zonas de temperatura distintas para pilotos e passageiros, guarda-roupa, refreshment center, opções de comunicação de voz e dados e sistema de entretenimento.
O cockpit permite uma operação de piloto único e oferece o avançado Prodigy Touch Flight Deck, baseado no aclamado conjunto de aviônicos Garmin 3000. O reabastecimento de ponto único, o lavatório com serviço externo e a maior escada de entrada da categoria são características presentes no Phenom 300, geralmente encontradas apenas em jatos maiores.
Sobre a Embraer Aviação Executiva
A Embraer tem no portfólio o Phenom 100EV; o Phenom 300E, que é o jato leve mais vendido nos últimos 11 anos consecutivos; e o Praetor 500 e o Praetor 600, que possuem o melhor alcance de voo de suas categorias.
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