Logo O POVO+
O principal alvo de Elmano na China
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

O principal alvo de Elmano na China

O Citic Group Corporation é o principal objetivo da viagem do governador do Ceará , Elmano de Freitas (PT) à China esta semana. Ele leva ao pais asiático uma série de memorandos de entendimento para assinar, mas em especial com a Citic vislumbra além de investimentos em infraestrutura e energia, habitações e escolas de tempo integral. Mas como não há Yakisoba grátis, vai precisar do apoio de Lula
Tipo Notícia
Governador do Ceará Elmano de Freitas (PT) 
 (Foto: Arquivo Casa Civil e Deivysson Teixeira )
Foto: Arquivo Casa Civil e Deivysson Teixeira Governador do Ceará Elmano de Freitas (PT)

.

O Hidrogênio Verde (H2V) é apenas a ponta de um imenso iceberg chinês na relação do Ceará com a China. E nessa muralha, o governador Elmano de Freitas (PT) mira um parceiro em específico, o Citic Group Corporation. No caso de Citic, Elmano deixou a senha antes de embarcar, no fim da semana: "Estamos para fechar uma parceria, com a possibilidade de, além do 'Minha Casa, Minha Vida', realizar iniciativas na área da habitação para a Capital e para o Interior. Quando voltarmos teremos mais detalhes sobre isso". A serem confirmados os memorandos de entendimento que Elmano levou na mala, os chineses tocariam no Ceará um mega projeto de infraestrutura, com casas e escola de tempo integral, além de investimentos no Pecém.

Como tudo na China, as dimensões dos braços da Citic impressionam. É um conglomerado de negócios diversos. No portfólio se apresenta como banco (China Citic Bank), seguradora (Citic Securities), administradora de fundos trusting (Citic Trust) e outros na área financeira. No menu não-financeiro, é gigante em imobiliário e infraestrutura, energia e recursos naturais, TI, contratação de projeto, fabricação e outros. Dentre as especialidades apresentadas, a construção de cidades inteligentes. Está em 23 países da Ásia, América Latina e África. No Brasil, tem investimentos no Rio Grande do Norte. Tem trilhões de reais em ativos.

No Ceará, os interesses de Citic são muitos. Uma missão veio ao estado em julho. Foi parte de um estudo anterior. Vislumbra oportunidades em escolas de tempo integral e habitações populares, os dois principais interesses de Elmano. Mas há lupa no saneamento básico, infraestrutura portuária, energias renováveis, estradas, hospitais e fundos não reembolsáveis para dados e inovação. Já há conversas com SDE (Cipp), Secretaria das Cidades (Cagece, SOP e Habitação), Sefaz (Cearapar) e Casa Civil (Íris).

O que os chineses querem

A agenda do H2V do Ceará está sobre a mesa de Citic. O grupo quer fazer as expansões do porto do Pecém, o tanque de amônia a ser feito para a exportação do H2V (o hidrogênio é misturado à amônia para ser exportado), plantas industriais de H2V na ZPE do Pecém e ampliação da eletricidade para o Hub de H2V e fazer tubulações do porto à área industrial, além de investir em reuso de água e dessalinização. De tudo isso, Citic tem como prioridade fazer habitações, escolas de tempo integral, geração de energia por biomassa e investir em debêntures incentivadas da Cagece.

Três vezes

Caso tudo saia da intenção, Elmano terá conseguido uma marca. Mas não há Yakisoba grátis. O Ceará vai precisar do slogan "três vezes mais forte" da campanha. O papel da União será determinante nas contrapartidas. O triunvirato será testado.

NOVA EDIÇÃO O Anuário 2023-2024 tem 680 páginas e 14 capítulos, com ilustrações de Carlus Campos (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE NOVA EDIÇÃO O Anuário 2023-2024 tem 680 páginas e 14 capítulos, com ilustrações de Carlus Campos

2023-2024

Anuário do Ceará será lançado na sexta-feira

O Anuário do Ceará 2023-2024 será lançado na próxima sexta-feira, 15, em evento para convidados, com uma série de conteúdos relevantes, em diversas áreas. Na edição, a nova pesquisa Anuário-Datafolha Top Mind com as marcas mais lembradas do Ceará, em 25 categorias. Há marcas vencedoras desde o primeiro levantamento, em 2002, quando ainda se chamava Marcas do Ceará, e marcas que, embora não tenham vencido, se destacam pelo desempenho. Dentre os destaques, o ranking dos parlamentares mais influentes na bancada cearense em Brasília (22 deputados federais e três senadores), na Assembleia Legislativa (46 deputados) e na Câmara de Fortaleza (43 vereadores). E ainda: o novo Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM Anuário do Ceará -Ipece). O ICGM ranqueia as gestões municipais em bases técnicas.

Claudênia Régia Araújo comanda o Diamantes: 53 lojas, sendo 45 no Nordeste, cerca de dois mil empregados diretos e mais de 60 mil consultoras pelo País(Foto: NICOLAS GONDIM- DIVULGAÇÃO )
Foto: NICOLAS GONDIM- DIVULGAÇÃO Claudênia Régia Araújo comanda o Diamantes: 53 lojas, sendo 45 no Nordeste, cerca de dois mil empregados diretos e mais de 60 mil consultoras pelo País

DIAMANTES

Lingerie de Frecheirinha quer 3 regiões

Gigante da moda íntima e nascido em em Frecheirinha (CE), a Diamantes abre na terça-feira, 12, a primeira loja física em Salvador. A Diamantes tem no seu plano de expansão todo o Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Das 53 lojas , 45 estão no Nordeste. Tem cerca de dois mil empregados e mais de 60 mil consultoras no País. A sócia-presidente , Claudênia Régia Araújo, comanda seis plantas e seis marcas: Diamantes Lingerie, Diamantes For Men, Diamantes Kids, Diamantes Beach & Resort, Diamantes Move e Afinidades.

ESCÂNDALO

A cruz bastante pesada e vermelha

O novo escândalo da Cruz Vermelha Brasileira, desta vez envolvendo o cearense Júlio Cals, afastado da Presidência pela Justiça de Brasília sob graves acusações, é muito ruim não só para a instituição. Julio (faixa preta de Judô e faixa marrom de Jiu-Jitsu), segundo relatos de integrantes do Conselho de Ética, acumulava cargos remunerados na entidade. Questionado, ele deu um ippon e demitiu toda a Comissão de Ética da CVB. Quando uma ONG entra para o noticiário policial, todo o terceiro setor é enodoado.

Horizontais

Cores imagens - Prédio da Sefaz-CE está iluminado em tom amarelo. Não tem relação com contas públicas. É o Setembro Amarelo.

Jogo Rápido - Bolsonaristas questionaram a popularidade do presidente Lula porque viram plateia menor agora no 7 de setembro em Brasília, ante multidões na Era Bolsonaro. Ora, não por isso. A ideia de dedicar o feriado a assistir o desfile não é um programa que atraia lá tanta gente assim entre os seguidores de Lula.

Cetrede - Convidado pelo reitor Custódio de Almeida (UFC), Osmar de Sá Ponte assume o Cetrede.

Balcões - A Pague Menos completou o primeiro ano desde a compra da Extrafarma. Juntas, são a segunda maior rede e compõem o ranking das dez principais redes de varejo do País. No Ceará, são 280 lojas sob as duas bandeiras.

ZPEs - Santos, Cubatão e Guarujá se preparam para ter Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Semelhante à ZPE do Pecém e a de Parnaíba (PI), as duas em operação no País dentre as 11 autorizadas a funcionar. As ZPEs são destinadas à produção de bens para exportação e empresas de serviços relacionados. Em julho, saiu o aval para a primeira ZPE privada, a de Aracruz (ES). A regra é clara: precisa haver distância de 30km entre zonas.

Plural - Com previsão de abertura para fevereiro de 2024, o Hub Plural terá área de dois mil m2 no Scopa Platinum Corporate. A estrutura é formada por 46 offices com 257 posições de trabalho, 52 posições de coworking e cinco salas de reunião para até oito pessoas, dentre outros. Lista como clientes a Nestlé, a sede Nordeste do iFood e a agência Black Ninja. No Nordeste, começou por Recife e Caruaru, em Pernambuco.

OS - A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Edson Queiroz, mantida pela Fundação Leandro Bezerra de Menezes, declara ter alcançado aprovação expressiva entre os usuários, ultrapassando 80%. A Fundação é uma Organização Social (OS). No Ceará, gere também as UPAs Bom Jardim, Vila Velha, Edson Queiroz e Sobral, além do Hospital São Raimundo, no Crato.

Vendaval - Levantamento inédito da Gaudium, empresa de tecnologia para o setor de mobilidade, apontou que o Pix é o 2º meio de pagamento favorito entre usuários de apps de transporte (carro particular, mototáxi e táxi). Analisou 1.000 empresas que usam a tecnologia da Machine, software desenvolvido pela Gaudium que permite a criação de plataformas de mobilidade. Movimentou R$ 72 milhões no primeiro semestre. Quem lidera ainda é o dinheiro físico: R$ 332 milhões.

Marca nova - O Colégio Darwin tem uma marca nova. Está mais moderna.

Lab - O laboratório Mais Lab abriu uma unidade no Pátio Messejana. Na abertura ofereceu 100 hemogramas grátis.

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?