Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
(editado em 9/11/2023) O campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) de Fortaleza terá 225 alunos da graduação e 360 na pós-graduação. Professores serão 90. O efetivo de apoio será composto por 138 servidores. Ao todo, o campus, a ser instalado em terreno da Base Aérea, na Aerolândia, terá 257 dependências - incluindo salas de aulas e outras destinações. Fortaleza deverá ter um novo curso, o de Bioengenharia. O início das aulas está previsto para 2025.
Hoje, o ITA mantém em São José dos Campos (SP) 852 alunos na graduação e 1.515 na pós-graduação. As aulas são ministradas por 225 professores, com efetivo de apoio formado por 270 pessoas. Salas de aula são 724.
O ITA trabalha hoje o campus de Fortaleza como prioridade zero. No rol de desafios no longo prazo estão a continuidade de obras e contratações de pessoal em São José dos Campos, além de um centro de inovação e um curso de engenharia física. Também compõe o escopo a Divisão de Engenharia Espacial.
O Instituto mira ainda em campanha para criação do Fundo de Endowment e um Fundo de Apoio a Startups. A instituição lista a implantação de PBL (Problem Based Learning), metodologia de ensino baseada em problemas, o que não é novidade na universidade, em cursos de medicina, em especial.
Um total de 777 candidatos passaram vpara a segunda fase do vestibular realizado pelo ITA, de acordo com resultado preliminar divulgado na segunda-feira, 16 de outubro. Do total de estudantes,318 são de Fortaleza, o que representa mais de 40% dos aprovados.
Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.