Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
M. Dias Branco registrou lucro líquido de R$ 259 milhões no terceiro trimestre deste ano. Foi uma alta de 32,8% ante o mesmo período de 2022.
A receita líquida acumulada dos nove meses do ano (9M23) chegou a R$ 8,1 bilhões, com crescimento de 10% na comparação com o mesmo período do ano passado. Versus o trimestre anterior (2T23), aumento de 19%.
Em função do resultado, o Conselho de Administração aprovou nesta sexta-feira, 10, nova Política de Remuneração aos Acionistas. Antes distribuía 60% do lucro líquido ajustado. Passa a distribuir 80% do lucro líquido ajustado entre os detentores de suas ações.
A cearense, com sede no Eusébio, é líder nacional em massas e biscoitos e alcançou elevação nos volumes vendidos (+2%) e, também, no preço médio (+7%). A companhia teve também elevação de margem bruta, que atingiu 35,6% no 3T23 (28% no 3T22 e 33% no 2T23).
Os bons resultados houve mesmo com a queda da receita frente ao 2T23 (-4%) e ao 3T22 (-8%). Em comunicado ao mercado, o vice-presidente de Controladoria, Investimentos e Relações com Investidores, Gustavo Lopes Theodozio, disse não ter havido redução de demanda por parte dos consumidores.
“O que ocorreu no trimestre é que o varejo operou com níveis menores de estoque, impactando negativamente nas vendas da indústria". No segmento de biscoitos, o estoque médio passou de 45 dias para 34 dias, na comparação entre o 2T23 e o 3T23. Já no de massas, na comparação entre os dois trimestres, o estoque médio caiu de 51 dias para 39 dias.
Sobre a M. Dias Branco
Fundada em 1953, a M. Dias Branco tem mais de 17 mil empregados em 17 indústrias ou complexos industriais. Sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais.Vende em todo o Brasil e para mais de 40 países.
A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar.
Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.
A empresa detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca FIT FOOD, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips.
Compõem ainda o portfólio as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.
Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.