Logo O POVO+
Serasa Experian: consumidores do Ceará em terceiro no pagamento de dívidas no Brasil
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Serasa Experian: consumidores do Ceará em terceiro no pagamento de dívidas no Brasil

Conforme dados de Serasa Experian, das dívidas de consumidores inadimplentes negativadas em julho no Ceará, 67,9% delas foram regularizadas ou renegociadas em até 60 dias do mês de referência. O percentual garantiu o segundo lugar na região e o terceiro lugar no Brasil
Tipo Notícia
FORTALEZA, CE, BRASIL, 26.11.2021: Movimentação na cidade sexta-feira de Black Friday.  Fila na praça do ferreira, multirão para limpar o nome do serasa. (Thais Mesquita/OPOVO) (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita FORTALEZA, CE, BRASIL, 26.11.2021: Movimentação na cidade sexta-feira de Black Friday. Fila na praça do ferreira, multirão para limpar o nome do serasa. (Thais Mesquita/OPOVO)

Do total de dívidas de consumidores inadimplentes negativadas em julho no Ceará, 67,9% delas foram regularizadas ou renegociadas em até 60 dias do mês de referência. O percentual garantiu o segundo lugar na região e o terceiro lugar no Brasil. No Nordeste, a média foi de 66,5%. No País, a Bahia foi o estado campeão neste parâmetro: em dois meses os baianos resolveram 70,2%. No Nordeste, Pernambuco em terceiro com místicos 66,6%. No Brasil, o Rio Grande do Sul ficou em segundo, com 68,7%. Os dados são do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian.

No mapa nacional, do total de dívidas de consumidores inadimplentes negativadas em julho, 59,2% foram regularizadas ou renegociadas em até 60 dias do mês de referência. Os dados mostram, também, que as contas cujos valores eram entre R$ 500 e R$ 1 mil foram as maiores contempladas, com 68,0% de pagamentos.

Este ano, o indicador de recuperação de crédito dos consumidores tem sido mais alentador do que no ano passado. Desde janeiro, demonstra percentuais maiores que os respectivos meses de 2022.

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, atribui a fatores macroeconômicos como a redução da inflação, o aumento de postos de trabalho e, mais recentemente, a queda dos juros".

Pela voracidade dos juros, "Bancos e Cartões" continuou sendo o foco dos consumidores: do total de contas negativadas nesta área, 73,2% foram pagas ou renegociadas em até 60 dias após a negativação em julho. O segmento para o qual as pessoas menos ligaram (?!) foi o de "Telefonia" (8,6%).

TECNOLOGIA EMBARCADA

As energias da Toyota em Fortaleza

A Toyota fará evento na segunda-feira, 20, em Fortaleza. Na agenda, visita ao barco Energy Observer, coquetel para convidados no Marina Park - onde o barco está atracado - e na concessionária Newland. O novo diretor de comunicação e presidente da Fundação Toyota do Brasil, Roberto Braun, participa. O Energy Observer é um laboratório flutuante de energia autossuficiente. Funciona como demonstrador de sistemas energéticos, como o H2V (hidrogênio verde). A Toyota incorporou sua tecnologia de célula de combustível no barco.

HERÁCLITO GRAÇA

Obras a partir de amanhã

A Prefeitura começa amanhã as obras de drenagem da avenida Heráclito Graça - aquela que um dia já foi um leito de rio e quando chove forte volta a ser. Como já anunciado, será feito um reservatório de controle de cheias, sob a pista, entre as ruas Barão de Aracati e Gonçalves Lêdo.

FREQUÊNCIA

Camilo vem inaugurar museu

Hoje, 19h, o Governo do Estado inaugura o Museu Ferroviário Estação João Felipe. Será gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte - presidido por Tiago Santana - irmão do ministro da Educação Camilo Santana. O evento terá o governador Elmano de Freitas, a secretária Luisa Cela - filha da secretária-executiva do MEC, Izolda Cela -, e do ministro Camilo, com agenda frequente em Fortaleza, sem cerimônia (?!).

ATENTE

Atutude abre em Teresina

O Grupo Atitude toca plano de expansão com nova filial na área de segurança em Teresina. Usa a marca Atente Segurança. O portfólio de serviços inclui segurança patrimonial, segurança armada e desarmada e gerenciamento de crises. Em Teresina, começa com segurança patrimonial e depois avança para escolta armada e segurança pessoal. O grupo tem hoje 2.700 empregados. A matriz é em Fortaleza, as filiais estão na Paraíba e Piauí, mas tem equipes no Maranhão, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

ESTREIA

Empresa com folha e banco digital

A Somapay e a Fortes Tecnologia operam juntas na FortesPay. A solução integra sistema de folha de pagamento e banco 100% digital. A Somapay começou fintech de 2014, em 2020 se tornou banco digital e depois uma Sociedade de Crédito Direto (SCD). Já o negócio da Fortes são softwares para o segmento contábil e para gestão de empresas.

horizontais

À mineira - A U4C, fintech mineira que oferece a plataforma para criação de bancos digitais white label e que atuava de forma indireta no Pix desde novembro de 2020, recebeu aval do Banco Central para operar de forma direta.

Não é tudo - Salário não é tudo. Um parlamentar com trânsito no setor da educação pública diz que os vencimentos de professores no Maranhão são melhores do que muitos estados, como o Ceará. Todavia, os indicadores não correspondem. A infraestrutura idem. Há escolas de taipa lá.

 

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?