
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
A Unimed Fortaleza vai erguer uma unidade de pronto-atendimento na avenida Santos Dumont, com acesso também pela rua Frei Mansueto. As obras já começaram, com a demolição do prédio que havia no local. O início da operação está previsto já para março de 2024. A localização é estratégica. Mira no público da zona Leste da Cidade e na captação de clientes que hoje utilizam a rede credenciada da região. Fica entre Gastroclínica e São Mateus, do capixaba Grupo Kora.
O investimento é de R$ 14 milhões e o terreno é alugado. A nova unidade da Unimed Fortaleza terá capacidade para atender mais de cinco mil pacientes por mês, com uma estrutura de dois andares em uma área de cerca de 1.500 m². No novo hospital, haverá atendimento adulto clínico e traumatológico, além de exames laboratoriais, de imagem e postos de observação para medicação. Para trabalhar, a cooperativa vai mobilizar médicos cooperados como prioridade, conforme escalas, e contratar demais profissionais.
A investida da operadora na região da Aldeota e entorno segue a lógica já adotada pela Unimed e por todo o mercado de saúde privada. As empresas avançam com a chamada verticalização. Resumindo, cada vez mais erguendo uma rede própria. Desse modo, conseguem controlar melhor os custos.
Ao tempo em que ampliam a rede de hospitais e laboratórios, tendem a reduzir a rede credenciada. Os ricos querem um seguro-saúde para ir ao Albert Einstein ou ao Sírio Libanês em São Paulo. Já a classe média quer pelo menos ter múltiplas opções. E aí cresce o desafio da comunicação. Precisam demonstrar que menos opções de atendimento não implica menor qualidade nos serviços, especialmente na hotelaria (os serviços prestados nos hospitais), ou na desproporção oferta e demanda.
A Unimed Fortaleza vai conciliar a nova unidade com a rede existente hoje, mas não descarta enxugar. "Os serviços de emergência, baseados em negociações que teremos adiante, pode ser que uma ou outra emergência possa ser tirada da rede credenciada, mas os hospitais vão permanecer normalmente", disse à Coluna o presidente Marcos Aragão - que é anestesista.
Ele fala não existir "um número cabalístico de rede própria e credenciada", mas afirma: "os serviços de alta complexidade, que despendem mais custos para a Unimed deverão ser direcionados para nossa rede própria, por conta realmente do custo-efetividade melhor para a operadora". Segundo ele, com as unidades que há hoje, em relação a pronto-atendimento, a operadora considera Fortaleza bem coberta. "São quatro portas de entrada: duas adultas - essa nova unidade e o HU - e uma pediátrica e uma obstetrícia no HUS, além de uma série de outras portas da rede credenciada".
O que é determinante para um cliente definir qual será a operadora? Marcos cita três, pela ordem: qualidade de atendimento, ampla rede de médicos e hospitais, clínicas e laboratórios de qualidade. Hoje, a Unimed Fortaleza opera dois hospitais de porte similar. O antigo HRU, hoje HU (Hospital Unimed), na Visconde do Rio Branco, e o novo Hospital Unimed Sul (HUS), inaugurado no ano passado, no Guararapes.
Este, no desenho original, seria apenas materno-infantil, mas acabou sendo uma hospital-geral, com atendimento de emergência e internação pediátrica, emergência e internação obstétrica e possui um centro de parto natural e UTI Neonatal.
Planos individuais são 40% da carteira de clientes da cooperativa.
5 MIL REVENDEDORAS
Depois de 30 anos no mercado de venda direta de joias, o empresário Henrique Lima criou a Roma Joias. Ele vai apresentar a empresa ao público, pela primeira vez, neste sábado, 16, com show de Ivete Sangalo no La Maison Buffet. O empresário conta com 10 lojas no Ceará e coordena o trabalho de mais de cinco mil revendedoras ativas no estado. A festa vai reunir revendedoras no Ceará. Haverá sorteio de duas passagens para Roma, na Itália. Henrique diz ter visto espaço para uma nova marca. Segundo ele, com qualidade e preço mais em conta para as revendedoras e consumidores finais. "Nossas peças terão mais ouro no banho e sairão por um custo até 30% menor do que a média do mercado”. Além da venda direta, a Roma Joias também terá lojas físicas, em rua e shoppings. O plano de negócios prevê 60 lojas em cinco anos. Isso é uma loja por mês. Tem fabricação própria em Limeira (SP).
Prêmio - O Grupo Portfolio, de serviços de gestão, tecnologia e formação, comemora a indicação do Observatório do Turismo de Fortaleza, da Secretaria do Turismo de Fortaleza, como uma das três iniciativas finalistas do Prêmio Nacional do Turismo. O resultado será divulgado hoje pelo Ministério do Turismo. Os braços Gestão e Tech do Grupo são os responsáveis pelo projeto.
Energia na PPP - Após participação na COP28, em Dubai, a 3e Soluções, empresa cearense de eficiência energética, põe toda a sua energia na licitação para a PPP (Parceria Público-Privada) da Secretaria da Educação de Fortaleza. Vai escolher empresa para implantação, gestão, operação e manutenção de geração de energia distribuída de escolas.
Grande lugar para trabalhar - A Ceneged foi uma das empresas de grande porte a ser contemplada com o selo Great Place to Work (GPTW). O sócio-diretor da companhia, Marcus André Varandas Filgueiras, recebeu o prêmio.
Euro - O Grupo Ftrade Brasil, representado pelos sócios Zakaria Benzaama e Bruno Farias, além de Erika Campelo (diretora comercial) fizeram tour de encontros pela Europa. Em Madri, estiveram com Orlando Leite Ribeiro, embaixador do Brasil, e tiveram agenda na França.
Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.