
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
O avental todo sujo de ovo? Parir sobre a cidade quando a noite contrair e o sol dilatar? Meninos, ondas, becos, mãe? Dos modos mais datados aos mais atemporais, as mães inspiram a música popular brasileira. E muito. Levantamento feito pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) aponta mais de 10 mil obras musicais registradas com a palavra “mãe” em seus títulos.
Já a palavra “mamãe” aparece em 2.037 canções. Quando se trata das gravações, os números, são mais de 10 mil gravações com “mãe” e 1.881 com “mamãe” no nome. A frase “amor de mãe” aparece em 282 obras, enquanto “Te amo, mãe” está presente em 27 títulos. Já a saudação “Feliz Dia das Mães” dá nome a 13 obras registradas.
O Ecad possui um dos maiores bancos de dados da América Latina, com mais de 24 milhões de obras cadastradas. No Brasil, o Ecad é a instituição que arrecada e distribui direitos autorais de execução pública das músicas tocadas em todo o País, sejam elas nacionais ou estrangeiras.
Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.