Logo O POVO+
Vinícius de Moraes deixou 709 músicas; Garota de Ipanema é a mais tocada e regravada
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Vinícius de Moraes deixou 709 músicas; Garota de Ipanema é a mais tocada e regravada

Toquinho é o intérprete que mais gravou músicas de Vinicius, com 461 fonogramas identificados no banco de dados do Ecad
Vinicius de Moraes em foto de 1973 (Foto: ARQUIVO NACIONAL)
Foto: ARQUIVO NACIONAL Vinicius de Moraes em foto de 1973

Um barco sem mar, um campo sem flor, tristeza que vai, tristeza que vem há 45 anos. A 9 de julho de 1980 morria Vinícius de Moraes. O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) registra 709 obras musicais e 527 gravações cadastradas. “Garota de Ipanema”, composta em parceria com Tom Jobim, lidera tanto o ranking de execuções públicas quanto o de regravações, com 464 fonogramas registrados.

Vinicius de Moraes seria cancelado hoje? O lado machista do poeta que foi expulso do Itamaraty

Outros clássicos da parceria com Tom Jobim aparecem entre os mais tocados e regravados, como “Chega de saudade”, “Insensatez”, “A felicidade” e “Eu sei que vou te amar”. Também se destacam composições com Baden Powell, Carlos Lyra, Pixinguinha e Toquinho. Este último, aliás, é o intérprete que mais gravou músicas de Vinicius, com 461 fonogramas identificados no banco de dados do Ecad.

Os direitos autorais de execução pública de Vinicius de Moraes estão garantidos pela Lei Federal 9.610/98, que determina que os herdeiros recebam os rendimentos por 70 anos após a morte do autor (ou do último autor, em caso de parcerias).

Ranking das músicas mais tocadas

(últimos cinco anos no Brasil nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Shows, Sonorização Ambiental, Música ao Vivo, Casas de Festas e Diversão, Carnaval e Festa Junina)

1

Garota de Ipanema

Tom Jobim / Vinicius de Moraes

2

Aquarela

Vinicius de Moraes / Toquinho / Guido Morra / Mushi

3

Chega de saudade

Tom Jobim / Vinicius de Moraes

4

Eu sei que vou te amar

Tom Jobim / Vinicius de Moraes

5

Tarde em Itapoã

Vinicius de Moraes / Toquinho

6

Onde anda você

Vinicius de Moraes / Hermano Silva

7

Regra três

Vinicius de Moraes / Toquinho

8

Água de beber

Tom Jobim / Vinicius de Moraes

Canto de Ossanha

Baden Powell / Vinicius de Moraes

9

Pela luz dos olhos teus

Vinicius de Moraes

10

Berimbau

Vinicius de Moraes / Baden Powell

 

Top 5 das músicas mais regravadas

 

Posição

Música

Autores

1

Garota de Ipanema

Tom Jobim / Vinicius de Moraes

2

Eu sei que vou te amar

Tom Jobim / Vinicius de Moraes

3

Chega de saudade

Tom Jobim / Vinicius de Moraes

4

Insensatez

Tom Jobim / Vinicius de Moraes

5

A felicidade

Tom Jobim / Vinicius de Moraes

 

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?