Logo O POVO+
Ceará é o terceiro estado do Nordeste em ranking de competitividade
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Ceará é o terceiro estado do Nordeste em ranking de competitividade

Na região, o ranking do CLP aponta o Ceará à frente de Rio Grande do Norte (16º), Pernambuco (19º), Alagoas (20º) , Piauí (21º), Bahia (22º) e Maranhão (23º). No ranking nacional, o estado segue em 14°, a mesma posição do ano passado
Tipo Notícia
Atividade no novo Centro de Educação Infantil Otacílio de Sá Pereira Bessa, inaugurado pela Prefeitura no dia 14 de agosto de 2025, no bairro Parangaba, em Fortaleza (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA Atividade no novo Centro de Educação Infantil Otacílio de Sá Pereira Bessa, inaugurado pela Prefeitura no dia 14 de agosto de 2025, no bairro Parangaba, em Fortaleza

O Ceará é o terceiro estado do Nordeste no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, levantamento anual realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendências Consultoria. No ranking nacional, o estado segue em 14°, a mesma posição do ano passado.

No ranking geral, considerando o Nordeste, o Ceará (14º) está atrás de Paraíba (11º) e Sergipe (12º); e à frente de Rio Grande do Norte (16º), Pernambuco (19º), Alagoas (20º) e Piauí (21º), Bahia (22º) e Maranhão (23º).

Na rubrica educação, o Ceará perdeu três colocações e está em quinto lugar, mas lidera no indicador de Índice de Oportunidade da Educação e é vice-líder em Taxa de Frequência Líquida do Ensino Médio. Houve quedas acentuadas nos pilares de Inovação (-6, na 13ª) e Sustentabilidade Ambiental (-6, na 18ª).

Apesar das quedas, o Ceará teve evolução nos pilares de Infraestrutura (+6, na 9ª), Potencial de Mercado (+5, na 21ª), Solidez Fiscal (+4, na 12ª), Capital Humano (+1, na 20ª) e Eficiência da Máquina Pública (+1, na 17ª).

A 14a edição do Ranking de Competitividade dos Estados faz a avaliação das 27 unidades federativas a partir de 100 indicadores, distribuídos em dez pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos estados brasileiros.

São eles: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.

Neste ano, foi incluído o indicador de feminicídio (total de vítimas de feminicídio por 100 mil mulheres).


Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?