Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
A Latam declara ter sido a companhia mais pontual em Fortaleza e Jericoacoara durante a temporada de festas de fim de ano, entre 19 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026. Cita dados da Cirium, empresa global de análise de dados da aviação. A Latam alcançou 88,2% de pontualidade em Fortaleza e 85,2% em Jericoacoara no período.
O índice de On-Time Performance (OTP) considera os voos comerciais que chegam ao destino até 14 minutos após o horário programado. No período analisado, a companhia transportou 96 mil passageiros a partir do Ceará para destinos no Brasil e no Exterior.
Fortaleza é um hub da Latam no Nordeste. Hoje a empresa lidera em pousos e decolagens no Aeroporto Pinto Martins - operado pela alemã Fraport. São cerca de 200 voos por semana. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), entre janeiro e julho de 2025, a companhia transportou 1,719 milhão de passageiros domésticos em 13 rotas a partir de Fortaleza.
“Os resultados no Ceará demonstram a solidez da nossa operação e o compromisso contínuo em oferecer uma experiência confiável, com segurança e respeito ao tempo dos nossos clientes”, diz o diretor do Centro de Controle de Operações Aéreas da Latam Brasil, Samuel Di Pietro.
Em novembro de 2025, a chilena anunciou a retomada da rota internacional Fortaleza–Miami. No último trimestre de 2025, a Latam também ampliou sua oferta no Estado, com foco na alta temporada.
- Juazeiro do Norte teve aumento de 4 para 7 voos semanais na rota a partir de Fortaleza;
- Jericoacoara passou de 7 para 14 frequências semanais na rota a partir de São Paulo/Guarulhos;
- A rota Fortaleza–Belo Horizonte/Confins foi retomada de forma temporária, com 5 voos semanais durante o verão;
- A ligação entre Fortaleza e São Paulo/Congonhas subiu de 21 para 27 voos semanais.
Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.