Logo O POVO+
Táxis e aplicativos: disputa só no preço
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Táxis e aplicativos: disputa só no preço

Tipo Opinião

Assim como na Era FHC (em boa hora) quem alugava linha telefônica foi dormir com patrimônio e acordou com o fio cortado, com a chegada dos aplicativos de transporte, bem como a maior oferta de vagas pela Prefeitura de Fortaleza, os donos de várias vagas de táxis (um excrescência, a propósito) viram os ativos ruir. Passaram então a colocar suas frotas para alugar. Miram nos motoristas de aplicativos. Concorrem com as locadoras convencionais. Na locadora, mais seguro. Quem aluga tem dois gastos mensais: o aluguel e o combustível. Danos causados por terceiros e roubos já são cobertos pela franquia.

Ao mesmo tempo, não apenas o Sindicato dos Taxistas correu para se reposicionar, criando um aplicativo próprio. Centrais de radiotáxis também. Pelo menos duas oferecem o serviço com descontos de 30% no valor final da corrida, Rádio Táxi (Pioneira) e Capital. Efeitos diretos do ambiente mais competitivo, mas só. De um modo geral, o cenário posto é de queda na qualidade dos aplicativos de carros particulares e nenhuma grande melhoria nos táxis. Outrora, os aplicativos tinham como trunfo um padrão acima do oferecido pelos placas vermelhas, hoje não mais. O quadro é parecido em todo o País.

M.DIAS BRANCO

Estrela é a marca popular no Sul

A cearense M. Dias Branco está levando a marca de massas e biscoitos Estrela aos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Estrela é uma marca de alimentos com 70 anos de história a partir do Ceará, mas comprada pelo grupo em 2011. O posicionamento é de marca popular. No portfólio, 17 produtos, entre biscoitos Cream Cracker, Maria, Maizena, Leite, Wafer e massas de sêmola e sêmola com ovos. Já Isabela, outra marca vendida no Sul consolidou-se como premium e é líder nas categorias de massas, biscoitos e torradas no Rio Grande do Sul. Boa parte dos produtos Estrela será feita na fábrica de Bento Gonçalves (RS), onde também opera um moinho de R$ 300 milhões.

FUTURA TRENDS

Inovação centrada no ser humano

O fundador da Stuber Educação Corporativa, Edgar Stuber (foto), participa do Seminário Futura Trends 2019. "Inovação centrada no ser humano - Empresas felizes atraem e retêm talentos" é o tema da palestra, dia 28, no Teatro RioMar. Inscrições em seminariofuturatrends.com.br

SISTEMA B

Magazine Luiza vê além do lucro

O Magazine Luiza aprovou unanimemente a alteração de seu Estatuto Social na assembleia de acionistas. Passou a ser a 3ª empresa de capital aberto a incluir as Cláusulas B no Brasil. Em suma, a empresa vai mirar não apenas no lucro, mas nos impactos sociais e ambientais. Em tempo: ontem abriu a milésima loja física. A loja 1.000 fica em Franco da Rocha (SP) e foi a 38ª aberta pela empresa em 2019. Em setembro, 49 unidades serão abertas no Pará.

NEGÓCIO

7º Motel Design desnuda tendências

O 7º Motel Design, em São Paulo, vai de 10 a 13 de setembro e desnuda conceitos arquitetônicos e de gestão do setor moteleiro. É um evento montado pela Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis), dentro da 57º Equipotel. Dentre as atrações, um quarto com piscina privativa incorporada em um estande de 275 m². O cômodo assinado pelo escritório Idea Prima é inspirado nos 100 anos da Escola Bauhaus.

Horizontais

Liquida - Na segunda-feira, em café da manhã, às 8 horas, a CDL Fortaleza lança a 10ª campanha Fortaleza Liquida. Vai de 30 de agosto a 9 de setembro. Serão sorteados uma moto Honda, um Toyota Corolla e três caminhões de prêmios, além de vales-compra no valor de R$ 1 mil.

Virtual - A MRV usa agora equipamento de realidade virtual para o cliente visitar e personalizar um imóvel em minutos. Começa a operar o "My Home Experience" neste sábado (24), no Eusébio, ao tempo em que apresenta o empreendimento Eco Way, segundo lançamento da construtora na região.

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?