![Foto de Jocélio Leal](https://mais.opovo.com.br/_midias/jpg/2022/01/27/100x100/1_jocelio_leal-17975071.jpg)
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Só quem tem disposição para o velho embate entre PT (e afins) versus Bolsonaristas (e afins) são os profissionais e amadores envolvidos neste ramo. Leiam-se os operadores dos dois lados e a chamada militância - a bucha dos canhões de ambos. Em setembro de 2019 ainda há quem dedique energia para gritar "Ele Não" e mais nada ou "Vai pra Cuba" e mais nada. A rigor, todos têm razão. Para a dita esquerda, seja lá o que for isso no Brasil, não é mesmo fácil de engolir um presidente que se move a atacá-la. Aos adeptos do Governo, é compreensível a provocação. Quem celebra a Ditadura da ilha pede.
O maniqueísmo ainda é o alimento da retórica presidencial, em grau até irresponsável quando extravasa para outras nações a ladainha antiesquerdista. Vide a deselegância indiscreta com Michelle Bachelet, a ponto de gerar reprimenda do presidente aliado Piñeira, ou com a Argentina, cujas eleições não são assunto para os vizinhos. Já a oposição petista dá de ombros para os crimes cometidos nos governos de Lula e Dilma. Pior: ignora o cenário de penúria das contas públicas como herança daquele tempo. Insiste que o mundo começou a cair depois.
Os embates e rompimentos entre amigos e até parentes são acentuados por conta das redes sociais, que não têm culpa do que fazem nelas. Grupos de Whatsapp são mesmo um território onde as pessoas ficam mais próximas e mais agressivas. Se antes os encontros eram no almoço de domingo, agora é a qualquer momento e sem régua para as postagens. Na falta de argumentos, figurinhas capazes de irritar um monge. Este caldo compõe a parte amadora deste clima horroroso no qual vivemos. Tudo alimentado por um presidente nascido dele e dele dependente. Nos primórdios, inaugurado por outro (hoje preso) que investiu no "Nós e as elites", como se elite não fosse.
A instabilidade da economia, a despeito da recuperação pós-Dilma, explica por que o vice-presidente é uma personagem tão afável e tão afagada. O general Mourão é convidado recorrente em fóruns e entidades empresariais. Já foi a vários, como o Lide e a Câmara Brasil-Alemanha no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, onde esteve na última quinta-feira. A agenda: cenário nacional, soberania e relação comercial do Brasil. Nos bastidores há quem o chame de "Mozão ". Dia 17 agora, na terça-feira, estará na abertura do IV Fórum Nacional do Varejo, em Brasília. É promoção da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Enquanto as caravanas de inocentes (ou nem tanto) passam, o establishment lê cenários, faz contas, mede riscos e testa o general.
CIBERSEGURANÇA
A cearense Morphus sagrou-se tricampeã consecutiva da América do Sul e quinta classificada geral na Global Cyberlimpics - competição internacional de Hacking. Havia quase 200 concorrentes. Haverá ainda uma final para a qual irão apenas os dois melhores classificados de cada continente. Será dia 26 de outubro, em Oshawa, no Canadá. O negócio da Morphus é defender os clientes de ataques cibernéticos e ela se tornou uma das principais do País no setor.
A Morphus enfrentou na competição companhias globais, como Deloitte, IBM, EY (Ernst & Young), KPN, Accenture e PwC, além de Banco do Nacional do Egito e 18 universidades de diversos países. "Estamos investindo fortemente há quatro anos para colocar o nome do Brasil entre os melhores do mundo. Seja com o Morphus Labs, braço científico-acadêmico da empresa, seja com nossa equipe que disputa essa competição global", diz o CEO da Morphus, Rawlison Brito (foto). A empresa tem matriz em Fortaleza e escritórios no Rio, São Paulo e Santiago do Chile.
DESIGN
Vai até o dia 22 em São Paulo, na "A Casa museu do objeto brasileiro", a exposição "Ditos pelo Espedito". O curador é o empresário Luiz Fernando Cardoso, da loja Terrasse, de Teresina. Luiz Fernando procurou Espedito Seleiro para saber se ele topava customizar móveis de importantes designers brasileiros. Ele aceitou. Espedito viu as imagens das peças e recebeu as medidas para produzir as capas, enviadas aos fabricantes. O resultado impressiona. A cadeira assinada por Sérgio Rodrigues é um dos destaques. Ela estava à venda por R$ 46 mil. Caiu um pouco. Custa cerca de R$ 40 mil. São peças para colecionadores. A poltrona Butterfly, projetada em 1938, em Buenos Aires, pelos arquitetos Antonio Bonet, Juan Kurchan e Jorge Ferrari-Hardoy foi a peça que fez a exposição decolar. Luiz Fernando queria juntar as asas com o coração de couro de Espedito. Em tempo: o Museu de Arte da UFC (Mauc)- que não abre sábado e domingo - exibe até o dia 27 a exposição "Espedito Seleiro - 80 anos de couro e alma".
A FIO
O mercado tece comentários sobre investimentos da Santana Textiles. Falam em uma unidade no Ceará, a ser iniciada ainda este ano; e outra em Pernambuco, talvez aproveitando antigo galpão industrial em Bezerros; e também uma na Bahia em 2021.
CASA AZUL
A head de gestão do Banco Neon, Gabriela Mozas (foto), é uma das convidadas da primeira edição do 4Town. Ela participará do painel "Customer Experience: Como se tornar uma empresa centrada no cliente", ao lado de Heber Santos (NuBank, Magalu, FoxBit). A mediação será de Bruno Arruda (Resolvvi). O evento - organizado pela Casa Azul Ventures - será dia 27, das 12 horas às 20 horas, no BS Design. Inscrições para as últimas vagas em bit.ly/4town A programação completa e os perfis de todos os palestrantes estão em 4town.com.br
AMACIA
Dia 28 é a inauguração da Brilux (indústria e centro de distribuição) em Horizonte. Será a primeira do grupo pernambucano Raymundo da Fonte no Ceará. Já funciona desde julho. Faz alvejante clorado, detergente e amaciante. Esta é a quinta fábrica do grupo, já operando em Pernambuco, Bahia, Pará e Rio de Janeiro. Não será surpresa se decidir ampliar no Ceará antes de completar um ano.
COMPRA
Até o fim da semana, a Betânia Lácteos não havia batido o martelo ainda na compra da Sabe, em Sergipe. Mas só uma questão de tempo. Até outubro deve bater outro. Vai começar a ampliação da fábrica em Morada Nova.
É DE CASA
O bandeira Novotel, da francesa Accor, saiu de Fortaleza. Mas a incidência de eventos do Partido Novo no Praia Centro faz naturalmente a gente chamá-lo de... Novotel. Dia 26, de 19h às 21 horas, a palestra de Gustavo Franco será lá. Gratuito.
Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.