clique para exibir bio do colunista

Colunista e editor-chefe dos núcleos de Economia e Negócios do O POVO. Também é âncora da rádio O POVO-CBN e apresenta flashes na rádio CBN Cariri e em breve na rádio CBN Teresina. É o editor-geral do Anuário do Ceará e do Guia de Investimentos de São Paulo

JocelioLeal • NOTÍCIA

Morre Fernando Castelo Branco, ex-diretor da Fiec

Ex-presidente do Simagran teve papel importante na indústria do setor mineral do Ceará Por

Fernando Castelo Branco, ex-diretor da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e do Sindicato da Indústria de Mármores e Granitos (Simagran), no final dos anos 1980, morreu nesta sexta-feira (4) em Fortaleza. O velório acontece neste sábado (5) na funerária Ethernus.

Carlos Rubens Alencar, presidente do Simagran, conta que Fernando desenvolveu atividades de pesquisa mineral e realizou os primeiros estudos econômicos sobre o setor de rochas ornamentais. “Mobilizou todos os estados do Nordeste, e ainda MG, tendo coordenado os estudos que produziram a mais consistente base de conhecimento do setor de rochas ornamentais”.

Segundo Rubens, destes estudos saíram seis livros. “O que aborda a tecnologia é a ementa básica do doutorado em rochas, do Curso de Engenharia de Minas, da UFRS e da UFPE”. Ainda conforme Rubens, Fernando foi também o responsável pela ida das primeiras empresas cearenses à feiras internacionais, sendo a primeira no Japão em 1994.

“Em 2017 foi homenageado durante a FORTALEZA BRAZIL STONE FAIR, pela importância da sua contribuição no desenvolvimento do nosso setor e aqui gostaria de deixar registrado o contido na placa que recebeu. SEM A SUA LUTA, O SETOR NÃO SERIA O QUE É HOJE”, disse Rubens (grifo dele)

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais