
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Fernando Castelo Branco, ex-diretor da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e do Sindicato da Indústria de Mármores e Granitos (Simagran), no final dos anos 1980, morreu nesta sexta-feira (4) em Fortaleza. O velório acontece neste sábado (5) na funerária Ethernus.
Carlos Rubens Alencar, presidente do Simagran, conta que Fernando desenvolveu atividades de pesquisa mineral e realizou os primeiros estudos econômicos sobre o setor de rochas ornamentais. “Mobilizou todos os estados do Nordeste, e ainda MG, tendo coordenado os estudos que produziram a mais consistente base de conhecimento do setor de rochas ornamentais”.
Segundo Rubens, destes estudos saíram seis livros. “O que aborda a tecnologia é a ementa básica do doutorado em rochas, do Curso de Engenharia de Minas, da UFRS e da UFPE”. Ainda conforme Rubens, Fernando foi também o responsável pela ida das primeiras empresas cearenses à feiras internacionais, sendo a primeira no Japão em 1994.
“Em 2017 foi homenageado durante a FORTALEZA BRAZIL STONE FAIR, pela importância da sua contribuição no desenvolvimento do nosso setor e aqui gostaria de deixar registrado o contido na placa que recebeu. SEM A SUA LUTA, O SETOR NÃO SERIA O QUE É HOJE”, disse Rubens (grifo dele)
Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.