clique para exibir bio do colunista

Colunista e editor-chefe dos núcleos de Economia e Negócios do O POVO. Também é âncora da rádio O POVO-CBN e apresenta flashes na rádio CBN Cariri e em breve na rádio CBN Teresina. É o editor-geral do Anuário do Ceará e do Guia de Investimentos de São Paulo

JocelioLeal • Opinião

Cearense entre compradoras da Liquigás

Por

A Liquigás, subsidiária da Petrobras, foi vendida por R$ 3,7 bilhões para o grupo formado por Copagaz, Itaúsa e Nacional Gás. A empresa, do segmento de gás de cozinha (GLP) estava na lista de ativos à venda pela estatal. Com a compra, a liderança de mercado sai da Ultragaz, que se torna a terceira maior do Brasil. Já a cearense sobe de 18% para 23% a fatia no mercado de gás de cozinha e passa a ser a vice-líder.

A Ultragaz já tentara comprar a Liquigás. A venda só pode ser considerada feita com o aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). No ano passado, o Cade havia vetado a venda por R$ 2,8 bilhões para o grupo Ultra, dono da líder Ultragaz.

O consórcio vencedor superou dois concorrentes. Disputavam o fundo de investimentos Mubadala e consórcio GP Investimentos e Consigaz. Em nota, o Grupo Edson Queiroz disse que a aquisição faz parte do plano estratégico de ampliação de portfólio e expansão da participação em setores em que atua há quase 70 anos.

FORTALEZA

Falsos "Ubeiros" agem no aeroporto

Nem mesmo o rigor germânico tem sido capaz de conter o assédio de supostos motoristas do Uber no Fortaleza Airport (Pinto Martins forever). Ao desembarcar, os passageiros são abordados com a oferta do aplicativo. Considerando que Uber e afins atendem mediante solicitação pelo celular, fica claro a intenção de negociar com o incauto passageiro disposto a entrar no carro. O alvo são, sobretudo, as pessoas mais inexperientes. O mesmo acontece no GRU Airport (Cumbica forever) e Recife. Em Fortaleza, a alemã Fraport não tem conseguido impedir.

VOO A MENOS

Creme holandês

A anunciada decisão da KLM de reduzir de quatro para três as frequências partindo de Fortaleza para Amsterdã deixou o mercado cismado. A suspensão começa em 14 de janeiro de 2020. Alegou movimentações sazonais de malha aérea e disponibilidade de frota para seus mais de 165 destinos pelo mundo, a despeito da alegada alta procura. Tá bem, mas ninguém cancela voo com alta ocupação.

EVENTOS

Ano lusitano

A reunião anual das câmaras de comércio de Portugal e o Encontro de Negócios em Língua Portuguesa serão em Fortaleza. A reunião em 27 e 28 de abril e o encontro nos dias 29 e 30. O presidente da Câmara Brasil-Portugal no Ceará, Wandocyr Romero, está em Lisboa fazendo contatos.

ACADEMIA

UFC internacional

Uma missão da UFC visitou os escritórios de Internacionalização das três grandes Universidades Paulistas: Unicamp, Unesp e USP. O professor Rodrigo Rego, coordenador da Coordenadoria de Convênios Internacionais, disse que a meta é consolidar a internacionalização na UFC. Ele acompanhou o pró-reitor de Relações Internacionais, Augusto Teixeira. Eles foram espaço de coworking do Banco Santander na Cidade Universitária da USP. Pensam no mesmo formato para o Pici.

POLÍCIA

Civil muda. Muda o brasão

A Polícia Civil do Ceará mudou. Mudou o brasão. Passou a utilizar uma nova identidade visual. Em nota em uma rede social explicou se tratar de "necessidade de regulamentação e padronização dos símbolos institucionais das Polícias Civis de todo o Brasil".

horizontais

ONGs de Impacto - ONGs que criam oportunidades para crianças e jovens podem se candidatar ao processo seletivo do Programa VOA, da Ambev. Tem prioridade para o potencial de impacto social. Em www.ambev.com.br/voa

Escada - Os Bombeiros recebem hoje a escada Magirus de 42 metros de comprimento. A escada e mais dois caminhões Autoescada articulada foram adquiridos na Alemanha por 4,5 milhões euros.

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais