Logo O POVO+
Ambiente tóxico para negócios
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Ambiente tóxico para negócios

Tipo Análise

A atitude do presidente do Supremo, Dias Toffoli, de determinar ao UIF (antigo Coaf) que lhe desse acesso a todos os relatórios de inteligência financeira produzidos nos últimos três anos - incluindo dados sigilosos de cerca de 600 mil pessoas, físicas e jurídicas, põe sobre a mesa dele o sistema de sigilo bancário do País.

Antes, a fala de Eduardo Bolsonaro, o filho-deputado do presidente, em apologia ao AI-5 já era uma sinalização incompatível com as pretensões internacionais do País, na medida em que minimizava o valor da democracia, uma pré-condição para o ingresso na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), uma meta do Governo Bolsonaro.

Agora o, digamos, acesso imotivado de Toffoli aos dados compõe um pacote de medidas malvistas pelo mundo. Outra decisão anterior, embora liminar, já fora criticada pela missão da OCDE em visita ao Brasil. Toffoli suspendera todos os processos judiciais que tramitam no País com compartilhamento de dados da Receita Federal, do antigo Coaf e do Banco Central com o Ministério Público sem prévia autorização judicial ou instaurados sem a supervisão da Justiça.

De maneira clara, extrapola as atribuições da Corte e rebaixa o conceito do Brasil enquanto destino para investimentos. Quem se anima por investir em País onde coisas assim acontecem?

OUTUBRO AZUL

Seminovos e usados sobem ladeira

O resultado das vendas de veículos seminovos e usados, em outubro, apresentou melhora de 6,5% no Ceará, com 34. 312 unidades de seminovos e usados vendidas, contra 32.213 em setembro. Os dois dias úteis a mais, ante setembro, ajudaram. Na média por dia útil, venderam-se no Estado 1.492 unidades. No vizinho Pernambuco, alta em outubro de 5%. Venderam lá 38.427 carros no mês, contra 36.590 no mês anterior. Na Bahia, 41.390 unidades versus 38.708. Subida de 6,9%. No Rio Grande do Norte, um estrondo, embora com base de comparação bem limitada. O desempenho cresceu 108,7%. Passou de 8.395 para 17.517. Quem aponta é a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).

TOP 5 NO CEARÁ (Outubro)

Unidades % do total

1 GOL 1.860 10,64

2 PALIO 1.388 7,94

3 UNO 1.294 7,40

4 COROLLA 1.039 5,95

5 CELTA 957 5,48

SEMANA QUE VEM

Virada sustentável

A Virada Sustentável de Fortaleza terá como um dos painéis o tema Negócios de Impacto Socioambiental. Será na próxima semana, dia 21, no Cine teatro São Luiz, a partir das 14 horas, com entrada gratuita. Richard Lee, CEO da Ambev, como case Ama; Gláucio Gomes, da Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel), com o case Adel; e Ticiana Rolim, com o case Compromisso Verde, participam, com mediação do redator da Coluna. Acontece de 20 a 24 de novembro, em vários locais. O POVO é correalizador e a programação completa está no site www.viradasustentavel.org.br.

FRANQUIAS

Naturalmente

A Natura começou a operar esta semana uma nova franquia "Aqui tem Natura" no Ceará. A quinta loja fica no Extra, ao lado do Terminal de Antonio Bezerra. Todas as unidades são em Fortaleza. Há também duas lojas próprias, nos shoppings Iguatemi e RioMar Fortaleza. Em respeito às suas consultoras, as franquias são exclusivas para elas. Na nova loja, na Mister Hull, a franqueada é Sayonara Queiroz, consultora há 22 anos.

CASCO

Solar fecha fábrica na Paraíba

A cearense Solar.BR Coca-Cola decidiu desativar a linha de produção de refrigerantes em João Pessoa. Alega revisão da malha industrial e logística e busca de eficiência. Cerca de 80 posições de trabalho (ou 80 trabalhadores) serão extintas. A estrutura comercial e de logística, com 450 funcionários, deve ser mantida.

Horizontais

GPTW - Ontem à noite em Recife, a filial Pernambuco da cearense Ceneged recebeu o título de melhor empresa para se trabalhar no Estado. A empresa presta serviços para a companhia de energia do estado, a Celpe. No Ceará tem a Enel como cliente.

RÁDIO - De segunda a sexta-feira tem Blog Jocélio Leal nas rádios O POVO CBN (95.5 FM e AM 1010) em Fortaleza e CBN Cariri (93,5 FM), a qualquer momento.

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?