Logo O POVO+
Vans sob demanda em Fortaleza
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Vans sob demanda em Fortaleza

Tipo Opinião

O presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus (Sindiônibus), Dimas Barreira, lança na próxima terça-feira o novo serviço Top Bus de Fortaleza. O conceito a Coluna já havia antecipado em setembro. Será um serviço de vans sob demanda. O modelo a ser utilizado é a Sprinter, da Mercedes-Benz. A plataforma tecnológica será mesmo da norte- americana Via Mobility, a maior do mundo em coletivo sob demanda. "Sustentável por ser coletivo, flexível por ser sob demanda, seguro por ser formal", define Dimas.

Fortaleza será a segunda cidade brasileira a operar a modalidade. A primeira foi Goiânia. O discurso do Sindiônibus fala em conforto, flexibilidade e preço acessível, "compatível à qualidade". Em tempo: o contrato de concessão das empresas operadoras de Fortaleza já permite a oferta de transportes opcionais. O serviço será operado sob esta concessão.

As vans compartilhadas oferecem 15 lugares - todos sentados. Na prática, como funciona: o cliente pede a van pelo aplicativo, como faz hoje com o Uber, por exemplo. A van segue uma pré-rota, mas pode fazer pequenos desvios e ir até ele.

A cooperativa dos transportadores autônomos do Estado do Ceará (Cootraps), permissionária do chamado serviço de transporte complementar em Fortaleza, divulgará em setembro a intenção de operar modelo semelhante. Mas, era mesmo balela. A foto divulgada na época era de uma van de Goiânia. Era apenas um lobby para ganhar aval para entrar no serviço.

GERDAU

Compra e venda

A compra da Silat pela Gerdau esta semana faz parte de um processo grande de restruturação, no qual a gaúcha tem vendido vários ativos de baixa rentabilidade. A compra da Silat sustenta a estratégia na fabricação de longos (telas, arames e vergalhões) para o mercado do Nordeste. A Gerdau deve aumentar preços em 2020 mirando na retomada esperada para o setor da construção civil.

DUAS VAGAS

Estapar vai operar nos dois BS

A Estapar (estacionamento) está chegando a Fortaleza com a operação de dois estacionamentos na semana que vem: BS Tower e BS Design.

DORALINA

Feira sustentável

A Doralina Feira acontece amanhã e domingo, de 16 às 21 horas, no calçadão do Instituto Iracema, na Praia de Iracema. Haverá 30 expositores, 25 voltados para produtos sustentáveis e cinco para espaço gastronômico. As comidas têm rótulo de saudáveis e orgânicas. Terá espaço para troca de roupas e acessórios, espaço para customização de roupa, zona de brechó, uma tenta iterativa com oficinas, palestras, bate-papos. A linha é a mesma: consumo consciente. Durante a feira, intervenções e exibição de grafites da comunidade Poço do Draga. No palco Doralina, apresentações artísticas.

Horizontais

Oboé - O leilão da massa falida da Oboé terá novo pregão na próxima sexta-feira. Montenegro Leilões pergunta quem dá mais por uma série de imóveis. Dentre os quais, um terreno nas imediações da Leste-Oeste.

Tributos - O Sindicato dos auditores-fiscais do Ceará (Sindifisco-CE) realiza o Seminário "Estado, Tributação e Desenvolvimento: alternativas para um país mais justo". O evento é gratuito e acontece no dia 9 dezembro, no auditório do Ministério da Economia (Prédio da Receita forever), a partir de 9 horas.

Dar um grau - A rede de franquia de cursos técnicos do Brasil Grau Técnico abriu a unidade Cariri, no município de Juazeiro do Norte (CE). Começa com administração, enfermagem, radiologia, segurança no trabalho.

No break - A Schneider Electric (com fábrica no Eusébio) foi reconhecida pelo ranking Diversity Leaders 2020 , do Financial Times. Conquistou a 41ª posição global na categoria Setor Industrial, dentre 700 organizações, no novo ranking anual. Avalia as empresas quanto aos tipos de diversidade, incluindo equilíbrio de gênero, abertura a todas as formas de orientação sexual e o leque étnico e social.

Positivo - O Cadastro Positivo baixou os juros para bons pagadores? Algum leitor jura que sim? Talvez cedo para os efeitos. Talvez tenha sido inócuo mesmo.

Eusébio I - Na corrida pelo aumento da oferta de serviço no Eusébio, o Laboratório Clementino Fraga chegou ao Office & Medical Center Eusébio.

Eusébio II - A Simpex e Dasart fazem o lançamento do shopping center no Eusébio na semana que vem, no Museu da Fotografia.

Eventos - O mercado de eventos é o tema do Congresso Eventos Brasil 2019 - Congresso Brasileiro das Empresas e Profissionais de Eventos. Entre os dias 2 e 4 de dezembro, segunda a quarta-feira. Será a 28a edição, no Centro de Eventos do Ceará. Anuncia a participação de mais de mil profissionais dos mais de 45 segmentos que formam a cadeia produtiva do setor.

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?