Logo O POVO+
Homenagem a Cláudio Ferreira Lima
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Homenagem a Cláudio Ferreira Lima

O Banco do Nordeste do Brasil presta uma homenagem ao economista Cláudio Ferreira Lima (in memoriam). Será nome de um mini auditório. É pouco, mas é algo. Era um apaixonado pelo País, pelo desenvolvimento econômico, pelo Nordeste, pelo Banco e pelo Ceará
Tipo Opinião
Cláudio Ferreira Lima foi consultor editorial do Anuário do Ceará (Foto: MAURI MELO - O POVO)
Foto: MAURI MELO - O POVO Cláudio Ferreira Lima foi consultor editorial do Anuário do Ceará

Fortaleza - Em boa hora, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) presta uma homenagem ao economista Cláudio Ferreira Lima (in memoriam). Será nome de um miniauditório. É pouco, mas é algo. Um apaixonado pelo País, pelo Nordeste, pelo Banco e pelo Ceará, Cláudio tinha o que os vendedores de conversa (alguns coaches e afins) chamam de propósito. O propósito dele era autêntico: servir ao Brasil. Fazia isso como dever, sem pieguice e enxuto das espumas ao vento do patriotismo rastaquera. 

Havia o DNA de CFL (como entre amigos o chamávamos) em diversos planos de Governo, bem como na área econômica de seguidas gestões estaduais. Ou ainda no Anuário do Ceará, cujo o projeto editorial teve sua co-autoria a partir de 2002. Contribuía com ou sem cargo público. Foi presidente do antigo Iplance (mais tarde rebatizado de Ipece) no Governo Ciro Gomes, assumiu como secretário do Planejamento do segundo Governo Tasso Jereissati, donde saiu no meio da gestão porque ficou grande mais para aquele momento.

Mais importante: há o código genético de Cláudio na Constituição de 1988. A serviço do BNB, se tornou assessor da bancada do Nordeste em Brasília. Sua tarefa era fazer a defesa dos interesses da região. Missão cumprida. Em larga medida, o FNE (oxigênio do BNB) existe porque o projeto do deputado constituinte Firmo de Castro, criando os fundos regionais, teve aquele trabalho muito bem feito.

No tempo de secretário, pude conhecê-lo não como jornalista, mas como seu assessor. Foi rápido. Ele pediu para sair e eu também. Eram anos da implantação do Projeto São José (uma série de ações básicas como levar água e infraestrutura básica para a produção) e de um modelo de reforma agrária sem conflito (coisa que o MST não gostava e chamava de neoliberal), a chamada Reforma Agrária Solidária.

Era do tipo que exercitava o Poder com elegância. Ouvi muitas histórias da vida real. Cláudio não se atinha ao empirismo. Lia o Ceará. Dos livros e das ruas. Dominava sua história. E a escreveu. Em 2008, como parte da Coleção do Anuário, lançou "A Construção do Ceará- Temas de história econômica". Era uma coletânea de três capítulos por ele assinados. Quando via uma lata d´água na cabeça numa beira de estrada, mandava o motorista parar e checava o porquê. Anotava e agia.

Tempos depois, Cláudio voltou ao Banco. Trabalhou no Passaré e, ao lado da Direção, deparou-se com a habitual dificuldade com Brasília em tudo o que diz respeito ao que se chama de Nordeste. Mais tarde foi secretário-adjunto do Desenvolvimento Econômico do Governo Camilo Santana. Teve de deixar por rearranjos político-partidários (não técnicos) se tornou assessor do Gabinete do Governador em projetos como o Ceará 2050.

Seria muito justo que Cláudio recebesse mais reconhecimentos pelo seu legado. A mais alta comenda do Governo do Ceará, a Medalha da Abolição, já outorgada a nomes de infinita menor importância (e, aliás, a quase nenhum ou nenhum negro), estaria à sua altura.

Leia mais:

Cláudio na TV O POVO. Assista aqui

Cláudio Ferreira Lima por Paulo Linhares. Clique aqui

SERVIÇO

Inauguração do miniauditório Cláudio Ferreira Lima, nesta terça-feira, 28, às 9h30min, na sede do Banco do Nordeste

Avenida Silas Munguba, 5.700, Passaré, Fortaleza

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?