Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Fortaleza - O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque, saiu do gabinete para fazer uma foto ao lado de uma carreta. Foi a primeira de três carregadas de placas para energia solar. Segundo ele, a compra foi feita com o dinheiro obtido pela UFC como um prêmio concedido pelo MEC. "Foi um prêmio pela boa administração dos recursos, o que envolve os ex-reitores também. Eles participaram disso". Ao todo, R$ 2,6 milhões.
Segundo Cândido, a Universidade foi a primeira a receber os recursos em dezembro de 2019. Ele tem como meta tornar a UFC autossustentável. "Temos um projeto com uma empresa alemã para instalar em Pentecoste (em fazenda da UFC) uma usina fotovoltaica muito grande. São 50 hectares. A ideia é a UFC ir para o mercado livre vender energia". Ele aposta em um modelo que reúna além da usina um laboratório para as engenharias.
Da mesma forma , ele afirma pretender "enfrentar a questão do lixo" na UFC. "Nossos novos prédios não tiveram a preocupação com armazenamento. Estamos ainda fazendo ajustes maiores e depois vamos entrar nestas questões".
"É inexplicável que até hoje não produza ainda nada de energia. Vamos mudar totalmente este panorama", afirmou.
Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.