
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
A Biomátika está trabalhando com um turno a mais para atender a demanda. Aos 65 funcionários, acresceu mais 20
Fortaleza - O aumento do consumo de álcool gel acontece desde o anúncio da chegada do coronavírus, mas há também os casos de gripe H1N1, hoje em baixa no clipping. José Dias, diretor do laboratório cearense Biomátika, disse estar reforçando o estoque de matérias-primas e material de embalagens e operando em um turno a mais. Ele também anuncia que a empresa investe em um novo gel sem álcool.
Da China vêm boa parte dos insumos, principalmente os espessantes e válvulas dosadoras (pumps). Todavia, com a produção chinesa afetada, ele não sabe como vai ser a reposição. E outra pancada: estes itens são adquiridos em dólar, cuja temperatura segue alta.
A Índia e a China são os maiores fabricantes de insumos da indústria farmacêutica e de produtos de higiene do mundo, além de outros componentes como material de embalagens. Os materiais mais produzidos são frascos de vidro, metal, plástico, tampas e válvulas dosadoras.
“Também temos recebido com muita frequência cotação de álcool gel e sabonetes antissépticos para a China e outros países do Oriente”, afirma José Dias. Em tempo: álcool gel, repelentes de insetos e sabonetes antissépticos são produtos sazonais. Nesta época de chuvas até julho, diz ele, há crescimento na procura.
A Biomátika fabrica marcas próprias (private label). No portfólio, quase uma centena de produtos para grandes redes de farmácias do Brasil, distribuidoras de medicamentos e associações de compras, para todo o País. Na lista de destinos das exportações, 9 países da América Latina, Caribe, Africa e Europa. "Estamos em negociação com Estados Unidos e China", conta.
A empresa está trabalhando com um turno a mais para atender a demanda. Aos 65 funcionários, acresceu mais 20. Os fornecedores cearenses de embalagens plásticas (frascos em PET e PEAD (Poli Etileno de Alta Densidade) que a atende também tem trabalhado no limite. Ainda assim há rupturas no estoque destas embalagens.
Ele diz que a empresa é sustentável. "Reciclamos 100% da água que consumimos , estamos concluindo o projeto de geração de energias com placas fotovoltaicas onde faremos a geração de toda a energia necessária".
Somos também uma empresa de base tecnológica, diz. O departamento de P&D&I gerou duas patentes no INPI. "Nosso processo produtivo incluí é todo rastreado com tecnologia da Industria 4.0, é único na Área Química no Ceará com esta tecnologia".
Gel sem álcool
O departamento está em fase final de testes fisico-químicos, microbiológicos e de segurança de um produto que ele afirma ser único no mercado mundial, um gel antisséptico sem álcool. O já batizado Sanagerm promete alto poder antisséptico, eliminando 99,99% de bactérias.
Mira nas principais demandas do mercado:alto poder germicida, de higiene e de hidratação sem ressecar a pele. "Diferentemente do álcool gel, não tira o brilho nem o esmalte das unhas", garante José Dias.
Por ser uma empresa de base tecnológica, a Biomátika se declara a única empresa química do Ceará que utiliza recursos da Lei do Bem- que concede incentivos fiscais para quem investe em Pesquisa e desenvolvimento de produtos.Em todo o estado do Ceará, apenas 7 empresas utilizam este recurso.
Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.