Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Ganhou mais oxigênio nesta semana a disposição da norte-americana UnitedHealth também dona da Amil, de vender hospitais e a carteira de planos individuais. Na lista de "Vende-se" está o Monte Klinikum, em Fortaleza.
A Coluna apurou que a intenção é vender todos os ativos juntos, não só no Nordeste. Isto torna mais plausível o interesse de uma operadora de grande porte, com atuação também nacional. As gigantes são, por assim dizer, as candidatas naturais. O BTG Pactual foi contratado para cair em campo em busca de um comprador.
Surgiram rumores de que a Unimed Fortaleza teria interesse no Monte Klinikum. Houve conversas, mas não avançou. Haveria sim a possibilidade de uma associação das Unimed comprarem e distribuírem a operação, mas a sinergia seria mais difícil de ser obtida.
Em verdade, o grupo no Brasil tem resultados que o obrigam a tomar atitudes, como deixar para trás o que não está azul. A operação a ser vendida é muito pequena para a United Health, a maior do mundo. E, ainda por cima, é deficitária.
Não seria surpresa se o negócio fosse fechado por uma operadora com foco em segmento popular.
MONTADORAS
Uma série de eventos automotivos voltaram para a garagem das montadoras ou serão remodelados por medo do Coronavírus. A Volkswagen faria o lançamento da nova picape Amarok em Buenos Aires, na próxima segunda-feira. Hesitoo em cancelar a princípio, mas acabou optando pela prudência. Ford abortou lançamento da Ranger Storm, no Rio Grande do Sul. A GM lançaria o novo Tracker nesta próxima semana em mega evento para 1 mil convidados. Caso mantenha, o fará menor. A Volvo faria evento na sexta em São Paulo. Também cancelou. Eventos futuros de outras montadoras também foram desmontados.
ENCONTRO
A Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBPCE) decidiu adiar o 10º Encontro de Negócios na Língua Portuguesa. Seria em abril, em Fortaleza. Ficou para o segundo semestre de 2020, em data a definir. A decisão foi tomada em decorrência da decretação de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). No último dia 6, a Coluna antevia sob o título "Confirmado, mas nem tanto". É que, embora mantido, ainda estava em avaliação.
RACHEL DE QUEIROZ
A requalificação do Parque Rachel de Queiroz, assim como os demais projetos do chamado "Fortaleza, Cidade Sustentável", é financiada por operação de crédito externo com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), o Banco Mundial. A conta é de US$ 73,3 milhões. É o primeiro financiamento da história de Fortaleza com o Bird. A propósito, a representante do Bird, Emanuela Monteiro, aposta que a intervenção pode gerar desenvolvimento econômico nos 14 bairros atendidos. Águeda Muniz (Seuma) diz que será o maior da Cidade e o segundo maior do Estado. Só perderá para o Cocó.
TINTAS
A compra da cearense Hidracor, do grupo J.Macêdo, pela pernambucana Iquine, acontece apenas pouco mais de dois anos depois da aquisição de Hipercor (ex-Grupo Edson Queiroz) por Hidracor. Na época, levou no balde a marca e as linhas de produtos. A marca Hipercor não foi apagada. Segue no portfólio da Hidracor. A Iquine se tornou a terceira maior do Brasil em volume de produção de tintas para uso imobiliário. Iquine tem agora três fábricas da Hidracor no Ceará.
FUTEBOL
O relatório Campeões Europeus 2020, da KPMG, revela que os principais times de futebol da Europa aumentam o saldo, sobretudo por conta das transmissões de jogos. Outro fator relevante é o novo ciclo de distribuição de valores na Uefa Champions League por transmissões com maior remuneração. o Barcelona marcou um recorde: 839,5 milhões de euros.
Quando fevereiro chegou - As vendas financiadas de veículos em fevereiro passado somaram 455 mil unidades, entre novas e usadas, incluindo autos leves, motos e pesados. Foi uma marcha ré de 3% em relação a fevereiro de 2019, entre veículos novos e usados em todo o País. Fevereiro deste ano teve ainda menos dias úteis do que o ano anterior. Dois a menos. Os números são da B3, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG).
Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.