
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Fortaleza - Além da seleção às cegas, que não avalia idade, gênero, curso ou faculdade, agora a Ambev eliminou o teste de inglês do processo de estágio. Alega que a intenção é torná-lo mais democrático.
A Ambev quer atrair estudantes universitários de diferentes cursos de todo Brasil, incluindo o Ceará, a fazerem parte da companhia. A ideia de democratizar o processo seletivo não é de hoje. Ano passado, a proficiência em inglês já tinha deixado de ser uma etapa eliminatória e, no final do ano, a Ambev lançou um programa de estágio focado em universitários negros, o Representa.
Até o dia 30 de março, há inscrições aqui.
“Os programas de estágio são uma importante entrada para jovens talentos no mercado de trabalho. Pensando nisso, queremos deixar nossas portas abertas e incluir cada vez mais pessoas e ajudá-las a se desenvolverem aqui dentro”, disse em nota Renato Biava, diretor de Gente e Gestão da Cervejaria Ambev.
“A gente não olha para o curso ou para a proficiência em inglês, porque o importante é o candidato ter fit com a nossa cultura, que estimula a curiosidade, incentiva que os talentos assumam desafios e tenham mentalidade de dono nos projetos”.
Há oportunidades em diferentes áreas de atuação e em unidades de todo o País. Podem participar estudantes com graduação até junho de 2022.
A primeira etapa é online e conta com a inscrição e teste de lógica, seguida pelo vídeo – aqui, tem mais uma novidade: os candidatos podem fazer vídeos nos mais diversos formatos, podendo aparecer ou não.
Os selecionados para a etapa seguinte vão participar do Day Challenge, quando vão conversar com líderes da companhia. Eles também terão uma roda de entrevistas e receberão o desafio de solucionar um case.
Este ano, a etapa presencial acontece em um único dia. A mudança, diz a Ambev, pretende democratizar a seleção. Diminuindo as fases dessa etapa, os candidatos só precisam se deslocar uma vez para participar das dinâmicas e recebem a resposta do processo no mesmo dia.Menos ansiedade.
Áreas de atuação
Os aprovados passam por diversas áreas da Ambev. Este ano, o programa está dividido em três grandes áreas da companhia: Beer, Business e Tech, sendo que a área de preferência deve ser indicada no momento da inscrição.
Em Beer, os estagiários vão se aprofundar no coração do negócio: a cerveja. Acompanhando o processo de produção do campo ao copo e se dedicando à qualidade do produto.
Na Business, os interessados vão desenvolver uma visão completa de todas as áreas da operação comercial, tendo como foco o atendimento ao cliente.
Já em Tech, os universitários irão conhecer diferentes possibilidades de atuação que acompanham a jornada de inovação da Ambev.
O processo, no início, foi focado em São Paulo, e os aprovados começaram em janeiro de 2020 no escritório central da Ambev.
Pelos próximos dois anos, os participantes do Representa participarão do dia a dia das áreas corporativas da companhia, além de desenvolverem projetos diversos e receberem mentoria de lideranças. Agora, o objetivo é expandir o programa para outras cidades onde a Ambev atua.
Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.