Logo O POVO+
Covid19 - Democrata demite e deverá pagar pelos incentivos
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Covid19 - Democrata demite e deverá pagar pelos incentivos

O Blog perguntou ao presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Eduardo Neves, o que o Estado fará ante as demissões. " Se a empresa para, são suspensos e o que ela tem de retorno a pagar será cobrado", respondeu
Democrata demite funcionários em Santa Quitéria (Foto: Reprodução / Instagram Democrata)
Foto: Reprodução / Instagram Democrata Democrata demite funcionários em Santa Quitéria

Fortaleza - A demissão de mais de 1 mil funcionários pela indústria de calçados Democrata, em Santa Quitéria - a 229,2 km de Fortaleza - dá um pontapé em uma polêmica: a empresas com incentivos fiscais têm o compromisso de gerar empregos, então como fica quando fecham?

Veja a ficha completa de Santa Quitéria no Anuário do Ceará aqui

O Blog perguntou ao presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Eduardo Neves, o que o Estado fará com os incentivos concedidos ante as demissões. "Se a empresa para, são suspensos e o que ela tem de retorno a pagar será cobrado", respondeu.

É isso. Está na lei. A menos que a alterem.

O Governo do Ceará sabe que o cenário é complicado. Os mercado local e internacional estão parados. Ademais, a democrata estava com estoque elevado.

As outras grandes instaladas no Ceará já sinalizam com férias e ao retomar o farão com capacidade reduzida. Em todo caso, têm falado ao Governo que pretendem manter os empregos.

Quanto menor, pior. Para os pequenos, há mais pedras... no sapato. Não raro, o caixa só paga uma folha. Da mão para a boca mesmo.

Sem a ponta do comércio rodando, a indústria não tem como ficar produzindo.

Para elas, vale a esperança de ver as medidas sanitárias e econômicas surtirem efeito. Para os operários, nem se fala.

 


Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?