Logo O POVO+
Covid-19 - Práticos correm riscos porque embarcam para orientar navios
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Covid-19 - Práticos correm riscos porque embarcam para orientar navios

Eles correm mais riscos. Afora o deslocamento, por terra, até a lancha da praticagem, acessam o navio sob manobra durante seu contato com a tripulação vinda de outros países. O mesmo com passageiros nos navios de cruzeiro
Tipo Notícia
Fortaleza, Ceará Brasil 02.04.2020  Navio de cruzeiro holandês Holland America Line, atraca no Porto do Mucuripe para reabastecimento em meio à quarentena de proteção à pandemia do coronavírus (covid-19) (Fco Fontenele/O POVO) (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Fortaleza, Ceará Brasil 02.04.2020 Navio de cruzeiro holandês Holland America Line, atraca no Porto do Mucuripe para reabastecimento em meio à quarentena de proteção à pandemia do coronavírus (covid-19) (Fco Fontenele/O POVO)

Fortaleza - Os práticos, aqueles profissionais que orientam embarcações na hora de aportar, já estavam lidando com dificuldades de tráfego pessoal, por conta das restrições de circulação - efeito do coronavírus. Então o Conselho Nacional de Praticagem emitiu uma certidão de prático para eles. São pouco mais de 600 no País.

O presidente do Sindicato das Agências Marítimas e Operadores Portuários do Ceará (Sindace), Bruno Iughetti, diz que eles correm mesmo mais riscos. Afora o deslocamento, por terra, até a lancha da praticagem, acessam o navio sob manobra durante seu contato com a tripulação vinda de outros países. O mesmo com passageiros nos navios de cruzeiro. 

No Pecém, as operações seguem mais rígidas com a segurança e normas da Anvisa. Não havendo material de segurança, não há operação.

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?