Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Crato (CE) - A Universidade Regional do Cariri (Urca) obteve a aprovação de dois mestrados: o Mestrado Acadêmico em Economia Regional e Urbana e o Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes). O resultado da aprovação foi divulgado pela Diretoria de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O mestrado em artes já passa a integrar um Programa de Pós-graduação em Rede.
A Urca tem agora 11 cursos de mestrado e três doutorados.
O parecer de avaliação reconheceu o novo programa em Economia Regional e Urbana como relevante para a região. Também apontou aspectos positivos relacionados ao crescimento e desenvolvimento do Cariri nos últimos anos, além do reconhecimento qualitativo do Curso de Economia, um dos mais antigos do Nordeste.
“Em tempos tão desafiadores, esta é uma notícia que, embora traga mais desafios, acalenta de forma ampla, como resultado de envolvimento colaborativo”, disse em nota o reitor Francisco do O’ de Lima Júnior.
Lima Júnior agradeceu aos professores do Departamento de Economia, Chefia de Departamento, além do apoio da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa. Ele mencionou ainda a administração do ex-reitor, Patrício Melo, período em que houve o encaminhamento da proposta de criação do novo mestrado.
Mestrado profissional em artes
Em setembro de 2019, a Urca recebeu o comunicado da aprovação de seu projeto e candidatura, mas dependia do aval da Capes. Agora são 15 universidades associadas e a Urca/Centro de Artes é a única estadual da região Nordeste a integrar o programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Artes – Prof-Artes. O Programa mira na formação continuada de docentes de Artes da Educação Básica pública.
O programa começou em 2014 em 11 universidades e em 2018, por meio de chamada pública, propôs ampliação da Rede com oferta de 5 vagas para ingresso de novas instituições.
Mais informações aqui e em breve aqui
Instituições associadas a programa de mestrado em artes
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Universidade de Brasília (UnB)
Universidade Federal do Ceará (UFC)
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Universidade Regional do Cariri (URCA)
Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
Instituto Federal de Goiás (IFG)
Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.