Logo O POVO+
Obituário - João Gentil Júnior, 93, o criador do Porto das Dunas, a origem do Beach Park
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Obituário - João Gentil Júnior, 93, o criador do Porto das Dunas, a origem do Beach Park

Ele idealizador do projeto do Porto das Dunas, onde veio a ser construído o complexo turístico e hoteleiro Beach Park pelo seu filho João Eduardo Guinle Gentil
João Gentil foi idealizador do projeto do Porto das Dunas, onde veio a ser construído o complexo turístico e hoteleiro do Beach Park (Foto: O POVO.DOC)
Foto: O POVO.DOC João Gentil foi idealizador do projeto do Porto das Dunas, onde veio a ser construído o complexo turístico e hoteleiro do Beach Park

Fortaleza - O empresário João Gentil Júnior, 93 anos completados no último dia 9 de abril, morreu nesta quinta-feira em Fortaleza. Ele foi o maior loteador de terras da Capital, no auge da expansão urbana da cidade, de 1960 a 1970. João estava internado há 15 dias no hospital Monte Klinikum, acometido da Covid-19.

Foram dele os loteamentos da Água Fria, a região do Grande Bom Jardim, Parque Panorama (área onde fica o atual buffet La Maison, nas Dunas), Cambeba, Pici e Parangaba.

Em 1978, fundou a JG Empreendimentos e Participações Ltda, incorporadora do loteamento Porto das Dunas. O Beach Park emitiu nota de pesar: "Sr. João Gentil foi idealizador do projeto do Porto das Dunas, onde veio a ser construído o complexo turístico e hoteleiro do Beach Park pelo seu filho João Eduardo Guinle Gentil, um dos fundadores do empreendimento".

Do 1o casamento, com Celina Maria Guinle, teve cinco filhos.

No esporte foi várias vezes campeão da prova heróica de natação, do Mucuripe à Praia de Iracema. Nas piscinas, foi atleta do Fluminense e sagrou-se campeão carioca e sul americano. Por último, disputou provas na categoria master.

Formado em Engenharia civil na turma de 1950 na Escola Nacional de engenharia do Rio de Janeiro, ele foi secretário de Obras e viação da Prefeitura de Fortaleza, nas administrações Cordeiro Neto e Murilo Borges.



Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?