Logo O POVO+
ProWine São Paulo: tour dos rótulos
Foto de Karime Loureiro
clique para exibir bio do colunista

Karime Loureiro é advogada e professora de inglês. Apaixonada pelo mundo dos vinhos, formou-se Sommelière Internacional pela International Wine Tasters Organization, atuando como palestrante e mediadora de eventos enogastronômicos. Presta consultorias para jantares harmonizados e eventos, ministra cursos de vinhos pelo Brasil e é digital influencer deste universo, sendo conhecida como Embaixadora das Borbulhas. Na bagagem, a visita a mais de 150 vinícolas pelo mundo

Karime Loureiro gastronomia

ProWine São Paulo: tour dos rótulos

Tipo Opinião
Graham Beck (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Graham Beck

São Paulo respirou vinho nesta semana. De 30 de setembro a 2 de outubro, o Expo Center Norte recebeu a ProWine, considerada a maior e mais relevante feira profissional de vinhos e destilados das Américas. Evento reuniu cerca de 1.500 marcas de 34 países e um público estimado em mais de 15 mil visitantes.

Cheguei à ProWine com um objetivo: descobrir novos espumantes, provar rótulos diferentes, estar em contato com champanhes de diversas maisons e compreender de perto as tendências que estão moldando o mercado.

Ao longo dos corredores, fui recebida em diferentes estandes com atenção e generosidade, o que reforça o quanto essa jornada também é movida pelo desejo de compartilhar descobertas com vocês, meus leitores
do O POVO.

E é nesse espírito que apresento, a seguir, alguns rótulos que me impressionaram nesta edição.

Otto Vinhos

Projeto familiar que nasceu do talento e da paixão de três primos descendentes de viticultores: André, Fabiano e Gisele Valduga. Inspirados na tradição do avô, Albino, que produzia vinhos no porão de casa, eles transformaram herança e memória em um propósito de vida: elaborar rótulos que unem frescor, originalidade e identidade.

Viapiana

A Vinícola Viapiana, fundada em 1986, é uma casa familiar que une tradição e inovação, prestes a completar 40 anos em 2026. Moderna e tecnológica, se destaca pela produção de espumantes de excelência, 65% deles pelo método tradicional. A enologia é conduzida por Elton Viapiana, sócio-proprietário e enólogo, com gestão familiar em todas as áreas, do comercial ao marketing.

Dom Cândido

Fundada em 1986, a Vinícola Dom Cândido nasceu da tradição iniciada pela família Valduga em 1875, no Vale dos Vinhedos. Hoje, sob comando dos filhos de Cândido e Lourdes, mantém viva a herança de dedicação e amor pelo vinho.

Cap Classique - os "Champanhes da África do Sul"

O método Cap Classique surgiu a partir de uma associação criada por produtores sul-africanos, com o objetivo de promover os espumantes premium do país. O método utilizado é o mesmo da elaboração do Champagne. No Brasil, a importadora VM Vinhos traz os espumantes da Graham Beck.

Otto Espumante Brut Blanc de Blanc
Otto Espumante Brut Blanc de Blanc

Otto Espumante Brut Blanc de Blanc

Já largamente premiado, este rótulo traz a combinação única de Chardonnay, Viognier, Trebbiano e Riesling, uma expressão marcante de cada uma dessas variedades. O blend resulta em um espumante com personalidade intensa e, ao mesmo tempo, cheio de delicadeza. A acidez vibrante se destaca, equilibrando perfeitamente a elegância natural de cada uva. A produção gira em torno de mil garrafas anuais.

 

Brut NV –
Brut NV – "A escolha do Presidente"

F Brut NV

Carinhosamente apelidado de "Escolha do Presidente", o Brut foi servido tanto na posse de Nelson Mandela quanto na vitória presidencial de Barack Obama. Exala leves aromas de levedura, notas de frutas frescas e cítricas no nariz e uma rica e cremosa complexidade no paladar. O Cap Classique da Graham Beck é uma alternativa sofisticada ao Champagne.

 

Estrelas do Brasil
Estrelas do Brasil

Estrelas do Brasil Nature 2020

Um blend de cultivares e safras, com no mínimo 40 meses de maturação, sendo 30% do vinho base estagiado em barricas por seis meses. É cremoso, complexo e vibrante. Fino, elegante, com muita nitidez e precisão. Largamente premiado nacional e internacionalmente. Mais um grande rótulo brasileiro.

 

Viapiana 575 dias
Viapiana 575 dias

Viapiana 575 dias

Espumante premium elaborado 100% com Chardonnay, pelo método tradicional. Estagia no mínimo 575 dias sobre as lias, sem adição de açúcar (Nature). A base descansa seis meses em barricas francesas antes da tomada de espuma e, após o dégorgement, permanece um ano na vinícola antes de sua comercialização.

Na taça, entrega notas autolíticas, brioche e a máxima expressão da Chardonnay — um grande Blanc de Blanc brasileiro.

 

Espumante Documento Brut D.O.
Espumante Documento Brut D.O.

Espumante Documento Brut D.O.

A belíssima garrafa traz um sobreiro em forma de medalha, cravado em homenagem à árvore que permanece na vinícola. Elaborado com 24 meses sobre as leveduras, este rótulo nasceu para contar a história e a dedicação da família em um produto que é realmente especial.

 

Foto do Karime Loureiro

O que você precisa saber de bebidas está aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?