Logo O POVO+
Importação como vantagem competitiva
Foto de Ana Karina Frota
clique para exibir bio do colunista

Mestre em Ciência Política pela Universidade Clássica de Lisboa, Pós-graduada em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília, Presidente da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimentos da Adece, Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Membro do Conselho de Relações Internacionais da FIEC – CORIN.

Importação como vantagem competitiva

Compra de itens do exterior tem sido encarada como redução de custos e acesso a novas tecnologias
Tipo Notícia
IMPORTAÇÃO somou US$ 4,9 bilhões no último ano (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE IMPORTAÇÃO somou US$ 4,9 bilhões no último ano

A importação já foi considerada como uma ameaça para a economia do Brasil. Era compreendida como sinônimo de concorrente da indústria nacional e fator crítico na blindagem do País nas crises internacionais. Hoje, as importações desempenham um papel relevante no cotidiano das empresas.

O primeiro passo para uma empresa se abrir ao comércio internacional é se planejar. É necessário ter clareza com a sua expectativa relacionada a importação, entender que os ganhos se darão no médio e longo prazo, e que é desejável começar para não perder competitividade de mercado.

O número de empresas importadoras no Ceará cresce dia-a-dia. São empresas que buscam reduzir custos de aquisição e começam a fazer importação direta. Tais empresas, mesmo diante da atual flutuação cambial, conseguiram maximizar resultados.

Em tempos de economia conturbada e consumo limitado, reduzir custos é mais do que nunca a palavra de ordem para as indústrias. Desta forma, o processo de aquisição de bens no exterior possibilita o acesso a novas tecnologias, como por exemplo, insumos, máquinas e equipamentos com tecnologia de ponta, muitas vezes sem a existência de um similar nacional. Empresas modernizam o seu processo produtivo e consequentemente geram ganhos de competitividade.

Além disso, a importação de insumos, componentes e matérias primas ganha cada vez mais relevância como diferencial competitivo nas operações das empresas, ao permitir a compra destes a um custo menor em relação ao concorrente local.

Importar é realidade para mais de 40 mil empresas brasileiras. Com um processo bem estruturado, a importação pode trazer ganhos de competitividade empresarial relevante.

Foto do Ana Karina Frota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?