Logo O POVO+
Acordo de Paris: O conceituado compromisso mundial pelo clima
Foto de Ana Karina Frota
clique para exibir bio do colunista

Mestre em Ciência Política pela Universidade Clássica de Lisboa, Pós-graduada em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília, Presidente da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimentos da Adece, Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Membro do Conselho de Relações Internacionais da FIEC – CORIN.

Acordo de Paris: O conceituado compromisso mundial pelo clima

Brasil é um dos 195 signatários do documento assinado em 2015 na 21ª Conferência das Nações Unidas
Tipo Opinião
Como metas prioritárias do governo brasileiro estão a ampliação do uso de fontes alternativas de energia e expandir a participação de bioenergias sustentáveis na matriz energética brasileira para 18% até 2030 (Foto: Getty Images)
Foto: Getty Images Como metas prioritárias do governo brasileiro estão a ampliação do uso de fontes alternativas de energia e expandir a participação de bioenergias sustentáveis na matriz energética brasileira para 18% até 2030

Exatamente no dia 12 de dezembro de 2015, por ocasião da 21ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, foi pactuado o Acordo de Paris. O Acordo, é um compromisso mundial com 195 países que possui como meta a redução da emissão de gases do efeito estufa. Após uma agenda intensa de negociações, os países assinaram o Acordo planejando combater a crise climática.

Permanece como principal objetivo do Acordo de Paris, manter o aumento da temperatura do planeta bem abaixo dos 2ºC, e dessa forma, garantir um futuro justo e próspero com baixa emissão de carbono.

É de amplo conhecimento que a emissão de alguns gases resulta no agravamento do aquecimento global e do efeito estufa. As emissões ocorrem principalmente em razão da intensa queima de combustíveis fósseis, geração de energia elétrica e pelo desmatamento de florestas tropicais.

A Amazônia é um dos biomas mais importante do mundo e representa cerca de 30% das florestas tropicais do planeta.

Os países signatários do Acordo criaram suas Contribuições Nacionais Determinadas. Tais contribuições são os compromissos para colaborar com a meta global de redução de emissões.

Até 2025, o Brasil prometeu reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em até 37%, estendendo essa meta para 43% até 2030.

Como metas prioritárias do governo brasileiro estão a ampliação do uso de fontes alternativas de energia e expandir a participação de bioenergias sustentáveis na matriz energética brasileira para 18% até 2030.

Ainda visando sua contribuição dentro da importante agenda ambiental, o Brasil deve utilizar tecnologias limpas, melhorar a infraestrutura dos transportes e diminuir o desmatamento. Os governos devem comunicar o andamento de suas metas a cada cinco anos.

Foto do Ana Karina Frota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?