Logo O POVO+
Mulheres sem Fronteiras
Foto de Ana Karina Frota
clique para exibir bio do colunista

Mestre em Ciência Política pela Universidade Clássica de Lisboa, Pós-graduada em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília, Presidente da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimentos da Adece, Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Membro do Conselho de Relações Internacionais da FIEC – CORIN.

Mulheres sem Fronteiras

Protagonismos feminino é reconhecido na área de comércio exterior cearense, na qual elas "dominaram o mundo"
Tipo Opinião
No Ceará, desde a fundação da Comissão de Comércio Exterior – CCE, em 2001, as mulheres trouxeram mudanças significativas  (Foto: Getty Images)
Foto: Getty Images No Ceará, desde a fundação da Comissão de Comércio Exterior – CCE, em 2001, as mulheres trouxeram mudanças significativas

Em maio de 1908, foi estabelecido o primeiro Dia da Mulher nos Estados Unidos. Durante décadas, mulheres do mundo inteiro protestaram solicitando igualdade política e econômica nas nações onde viviam. Próximo do final da Primeira Guerra Mundial, o protesto conhecido como “Pão e Paz”, na Rússia, marcou a manifestação de aproximadamente 100 mil mulheres sobre as péssimas condições de trabalho e a fome, ocorrido em 8 de março.

Duas décadas depois, a Organização das Nações Unidas (ONU) firmou o primeiro acordo internacional de igualdade entre homens e mulheres, e oficializou, no final da Segunda Guerra Mundial, a data 8 de março como “Dia Internacional da Mulher”.

O período é marcado por transformações radicais na força de trabalho dos países “de primeiro mundo.” Grandes autores, como o austríaco Peter Druck, escreveu de forma irretocável sobre educação e carreiras de mulheres no desafiador mercado de trabalho.

Desde um ambiente mais humanizado, até o excesso de cautela para reduzir erros. É fato que no Estado do Ceará e especialmente na área de comércio exterior, as mulheres “dominaram o mundo.” Instituições Públicas e Privadas, Escritórios de Despacho Aduaneiro, Advogadas que atuam no Direito Internacional, Logística, Universidades...

No Ceará, desde a fundação da Comissão de Comércio Exterior (CCE), em 2001, as mulheres trouxeram mudanças significativas através da sinergia de esforços, voltados para promover a cultura da internacionalização no Estado.

Na “glamourosa” área internacional, além do requisito fundamental da parte técnica, a habilidade de se relacionar é condição indispensável. Mulheres de todas as raças e de todas as partes do mundo, buscam isonomia, equidade, equivalência e o fortalecimento do gênero. As profissionais contemporâneas são mulheres “sem fronteiras”.

Foto do Ana Karina Frota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?