Logo O POVO+
Moda cearense do outro lado do mundo
Foto de Ana Karina Frota
clique para exibir bio do colunista

Mestre em Ciência Política pela Universidade Clássica de Lisboa, Pós-graduada em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília, Presidente da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimentos da Adece, Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Membro do Conselho de Relações Internacionais da FIEC – CORIN.

Moda cearense do outro lado do mundo

Empresários ligados ao setor de confecções do Estado, confirmam a ousadia e buscam mercados consumidores para exportar
Tipo Notícia
Marcas interessadas em exportar devem estudar perfil do consumidor estrangeiro e fazer planejamento  (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita Marcas interessadas em exportar devem estudar perfil do consumidor estrangeiro e fazer planejamento

Variação cambial, aumento do dólar e o início da recuperação econômica no País impulsionam as empresas a buscarem a inserção internacional como uma alternativa para os seus negócios.

Nesse contexto, o cenário é favorável. Empresários ligados ao setor de confecções do Estado, confirmam a ousadia e buscam mercados consumidores para a moda cearense.

Para a exportação do setor de confecções, é necessário estudar aspectos comportamentais dos habitantes do país destino. Pesquisas relacionadas a estudos de mercados são estratégias assertivas. Desejável conhecer relatos de empresas que já ultrapassaram fronteiras.

Uma opção é iniciar por países que já têm o costume de adquirir vestuário cearense e/ou brasileiro. Nos últimos anos, os principais importadores foram o Paraguai e os Estados Unidos. É importante analisar os hábitos da população local.

Não é imperativo, mas compreender o idioma falado no destino facilita o processo. Visitar feiras e eventos internacionais específicos de moda permite avaliar, in loco, o que está sendo utilizado no mundo e identificar os principais mercados. Destaque para a moda sustentável.

Mais notícias de Economia

Foto do Ana Karina Frota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?