Logo O POVO+
Ano Novo: Novas Oportunidades e Velhos Desafios na Internacionalização
Foto de Ana Karina Frota
clique para exibir bio do colunista

Mestre em Ciência Política pela Universidade Clássica de Lisboa, Pós-graduada em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília, Presidente da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimentos da Adece, Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Membro do Conselho de Relações Internacionais da FIEC – CORIN.

Ano Novo: Novas Oportunidades e Velhos Desafios na Internacionalização

Ceará integra conexões globais consistentes, busca uma produção industrial mais eficiente, promove inovação e gera mais empregos
Internacionalização é tema prioritário no começo deste ano para a economia local (Foto: PX Here)
Foto: PX Here Internacionalização é tema prioritário no começo deste ano para a economia local

Promover a internacionalização do Ceará e impulsionar a retomada do crescimento econômico é desafio permanente para toda economia. A retomada da competitividade e o desenvolvimento produtivo e tecnológico da indústria nacional passam de forma transversal pela integração do Brasil com o mundo.

Nesse cenário, o Ceará integra conexões globais consistentes, busca uma produção industrial mais eficiente, promove inovação e gera mais empregos.

É necessário identificar, com clareza, mudanças importantes em diversas áreas da política comercial, as quais podem impulsionar o ambiente de negócios, por isso, a internacionalização é tema prioritário. É indispensável promover as relações econômicas e a cooperação bilateral com os parceiros comerciais considerados estratégicos para o desenvolvimento cearense.

O Ceará assume o papel de um Estado com grande potencial de negócios dentro do cenário internacional, mostrando que Estado, indústria e tecnologia caminham juntos.

Para 2023, é fundamental recuperar estratégias consistentes de desenvolvimento econômico e social estabelecidas antes da crise. O Estado que construiu um alicerce resistente e é considerado como “a esquina do Atlântico” precisa avançar na área internacional e usufruir dos benefícios que o mercado global pode propiciar.

Mais notícias de Economia

Foto do Ana Karina Frota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?