Logo O POVO+
A revanche de Biden e Trump: o que vem por aí nas eleições dos Estados Unidos
Foto de Ana Karina Frota
clique para exibir bio do colunista

Mestre em Ciência Política pela Universidade Clássica de Lisboa, Pós-graduada em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília, Presidente da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimentos da Adece, Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Membro do Conselho de Relações Internacionais da FIEC – CORIN.

A revanche de Biden e Trump: o que vem por aí nas eleições dos Estados Unidos

Neste contexto, os Estados Unidos seguem sendo o principal parceiro comercial do Ceará
Tipo Opinião
JOE Biden e Donald Trump (Foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS, JOSEPH PREZIOSO/AFP )
Foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS, JOSEPH PREZIOSO/AFP JOE Biden e Donald Trump

Os dois pré-candidatos à Presidência dos Estados Unidos conseguiram votos suficientes para disputarem a próxima eleição nos EUA.

Biden e Trump atingiram o número mínimo de delegados para indicações dos partidos Democrata e Republicano.

Tudo indica que a próxima eleição terá o sabor de uma “revanche”. Outro fato curioso é que desde 1912 não há disputa de dois presidentes dos EUA em uma votação.

O “diálogo” entre os dois candidatos gera tensão. Equipes econômicas de diversas nações sinalizam uma disputa repleta de ressentimentos e ameaças.

Biden buscará a reeleição para o cargo mais importante do mundo. Para o Democrata, Trump é definido como a maior insegurança para os Estados Unidos.

O “duelo” traz um discurso com “ressentimento, vingança e retaliação”. Em 2016, o republicano Trump saiu vitorioso da disputa com Hillary Clinton.

A situação atual é bem diferente da de 2020. O poder de compra das famílias norte americanas foi achatado e existe um visível desconforto com as atuais políticas raciais.

Jornalistas e especialistas na disputa informam que a maior parte da queda na popularidade está na dificuldade que o atual governo tem de transmitir à população suas ações.

Neste contexto, os Estados Unidos seguem sendo o principal parceiro comercial do Ceará.

Produtos siderúrgicos, calçados, peixes, frutas e a nossa tradicional cera de carnaúba são alguns dos produtos cearenses que conquistaram o mercado norte-americano.

Suprema Corte decide que Trump pode concorrer às eleições

Mais notícias de Economia

Foto do Ana Karina Frota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?