Logo O POVO+
Como a NBA chega à primeira final sem LeBron ou Curry após 10 anos
Foto de Karine Nascimento
clique para exibir bio do colunista

Jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Apaixonada por basquete, foi repórter do NBB em Fortaleza. Primeira mulher a comentar uma partida de futebol na TV cearense. Autora do livro A Verdadeira Regra do Impedimento, sobre a história do futebol feminino estadual

Como a NBA chega à primeira final sem LeBron ou Curry após 10 anos

Desde 2010-2011, a disputa pelo título do maior torneio de basquete do mundo sempre teve a presença de LeBron James, Steph Curry ou dos dois. Colunista analisa o que fez esta temporada ser diferente
Tipo Opinião

Em meio à segunda rodada dos playoffs, a NBA ainda não conhece os seus finalistas de conferência e, consequentemente, os times que vão disputar o primeiro título após a bolha. Mas uma coisa já é certa: vai ser a primeira vez, após uma década, sem Stephen Curry ou LeBron James nas finais.

Nem Steph Curry (de costas), nem Lebron James (de frente) chegarão às finais da NBA em 2021. É a primeira vez que isso acontece desde 2010(Foto: Noah Graham/NBAE via Getty Images/AFP)
Foto: Noah Graham/NBAE via Getty Images/AFP Nem Steph Curry (de costas), nem Lebron James (de frente) chegarão às finais da NBA em 2021. É a primeira vez que isso acontece desde 2010

A constante presença dos astros nas decisões rendeu uma rivalidade marcante, onde disputaram o título quatro vezes seguidas, entre 2015 e 2018, com três vitórias para Curry, e uma de LeBron. Além das finais dessas temporadas, King James esteve presente entre 2011 e 2014, pelo Miami Heat, e em 2020, já pelos Lakers, vencendo em três destas edições. Steph também levou o Golden State Warriors à final de 2019, quando ficou com o vice-campeonato.

Para explicar o atual cenário, é inevitável citar as lesões dos principais companheiros dos dois. Klay Thompson viria com alta expectativa, já que uma lesão no joelho nas finais de 2019 o tirou de toda a temporada 2020. Mas uma nova lesão, no tendão de Aquiles, ainda na pré-temporada, fez o ala-armador perder o segundo ano consecutivo da carreira. Na versão “filho único” dos Splash Brothers, Steph fez mais uma temporada magistral — comparada, inclusive, à de 2016, quando ganhou o MVP unânime. Ele liderou a NBA, por exemplo, em pontuação e cestas de três, e foi um dos três finalistas ao prêmio de MVP, mesmo com uma pequena fratura no cóccix, revelada ao fim da temporada.

No entanto, com a ausência de outro all-star no comando do ataque, Curry precisava manter os mais de 30 pontos por jogo para o time de São Francisco ter chance de vitória, enquanto via constantemente a marcação triplicar. Wiggins não demonstrou a regularidade exigida pelo torcedor em razão de seu alto salário, Kelly Oubre Jr não convenceu e Draymond Green, um dos defensores de elite da liga, já reconheceu que deveria ter ido mais ao ataque.

Já o Lakers, que no início da temporada era tido como um dos favoritos ao bicampeonato consecutivo, também conviveu com lesões que prejudicaram a campanha. Anthony Davis, com problemas na panturrilha e no Aquiles, perdeu 36 jogos (exatamente metade) da temporada regular. O próprio LeBron também perdeu 27 jogos por uma torção no tornozelo. Com eles em quadra, o time de LA soma uma campanha de 19 vitórias e 8 derrotas. A situação muda para um 8-10 com os dois afastados. Sem os protagonistas, com Schroeder rendendo abaixo do esperado, com o mais uma vez adiado “desenvolvimento” de Kyle Kuzma e, pra piorar, com nova lesão de Davis durante os playoffs, o Lakers parou no estruturado time de Phoenix.

Por isso, outro fator que deve ser destacado é a nova geração. O Suns tem, além do comando em quadra de Chris Paul, o talento de Devin Booker, que não pareceu sentir o peso de sua primeira pós-temporada e se apresenta como o futuro da franquia. O Warriors parou ainda no play-in diante do Grizzlies de um inspirado Ja Morant, que segue em rápida evolução após o prêmio de novato do ano em 2020 e, mesmo eliminado na fase seguinte, foi aclamado ao marcar 47 pontos em um dos jogos diante do Utah Jazz, líder do Oeste.

O fim da linha ainda parece distante para LeBron James e Stephen Curry, que, em breve, devem voltar a disputar títulos de uma das maiores ligas esportivas do mundo. Mas se o conceito de carregar um time sozinho foi válido em algum momento, a atual NBA exige mais, mesmo das superestrelas, para atingir o topo.

Foto do Karine Nascimento

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?