Logo O POVO+
Ituano conquista primeiro título após final inédita na LBF
Foto de Karine Nascimento
clique para exibir bio do colunista

Jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Apaixonada por basquete, foi repórter do NBB em Fortaleza. Primeira mulher a comentar uma partida de futebol na TV cearense. Autora do livro A Verdadeira Regra do Impedimento, sobre a história do futebol feminino estadual

Ituano conquista primeiro título após final inédita na LBF

Liga de Basquete Feminino chegou ao fim com a conquista da equipe paulista, que superou o catarinense KTO/Blumenau na decisão
Com título do Ituano, LBF chega a seis campeões diferentes em dez anos (Foto: Sávio James / LBF)
Foto: Sávio James / LBF Com título do Ituano, LBF chega a seis campeões diferentes em dez anos

A décima temporada — e, possivelmente, a mais disputada da história — da LBF, principal liga feminina nacional de basquete, chegou ao fim com o título inédito do Ituano. O time paulista superou o catarinense KTO/Blumenau. Essa foi a melhor temporada das duas equipes, que nunca tinham chegado a disputar uma final, na competição.

Mesmo ainda buscando o primeiro título, o Ituano chegou para a atual edição como um dos favoritos. Isso aconteceu muito por causa da chegada de três atletas principais: a pivô Érika de Souza, a ala Patty e a armadora Alana — que viria a ser eleita a MVP das finais. Além dele, o Vera Cruz Campinas, que venceu o mesmo Ituano na final do Campeonato Paulista, também podia ser apontado como um dos protagonistas, ao lado do Sesi Araraquara.

Na fase de classificação, o Ituano terminou na liderança. Foram 10 vitórias nos 14 jogos disputados, com média de 73,6 pontos por jogo, o segundo melhor ataque da competição. No playoff, a equipe foi avassaladora, vencendo por 2 a 0 as séries contra AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva e Vera Cruz Campinas.

Já o KTO/Blumenau teve uma campanha mais difícil na fase regular. A equipe catarinense terminou apenas em sétimo (seis vitórias, oito derrotas), e chegou a perder dois jogos por W.O. por não viajar após ter casos de Covid detectados no elenco. No entanto, no caminho até a final, nos playoffs, o Blumenau também foi irretocável, e as séries contra as fortes e favoritas equipes Sesi Araraquara e Sampaio Basquete também foram encerradas em 2 a 0.

Apesar da diferença entre as duas equipes na tabela, foi o Blumenau que começou melhor a primeira partida da série decisiva, abrindo mais de 10 pontos de vantagem, mas o Ituano conseguiu reagir. Com jogadoras experientes e com passagens pela seleção, o clube paulista virou o jogo. O mesmo roteiro se repetiu nas partidas seguintes, e o Ituano fechou a série em 3 a 0.

A LBF, assim como o NBB, vem buscando difundir o campeonato, além de alcançar e conquistar mais adeptos do basquete. As duas ligas oferecem, inclusive, jogos transmitidos de forma gratuita na internet e na TV aberta. No caso da LBF, as transmissões em TV aberta ocorreram aos domingos, sempre às 14 horas. No site da competição, é possível encontrar VTs e melhores momentos das partidas.

Foto do Karine Nascimento

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?