Foto de Karine Nascimento
clique para exibir bio do colunista

Jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Apaixonada por basquete, foi repórter do NBB em Fortaleza. Primeira mulher a comentar uma partida de futebol na TV cearense. Autora do livro A Verdadeira Regra do Impedimento, sobre a história do futebol feminino estadual

Ituano conquista primeiro título após final inédita na LBF

Liga de Basquete Feminino chegou ao fim com a conquista da equipe paulista, que superou o catarinense KTO/Blumenau na decisão
Com título do Ituano, LBF chega a seis campeões diferentes em dez anos (Foto: Sávio James / LBF)
Foto: Sávio James / LBF Com título do Ituano, LBF chega a seis campeões diferentes em dez anos

A décima temporada — e, possivelmente, a mais disputada da história — da LBF, principal liga feminina nacional de basquete, chegou ao fim com o título inédito do Ituano. O time paulista superou o catarinense KTO/Blumenau. Essa foi a melhor temporada das duas equipes, que nunca tinham chegado a disputar uma final, na competição.

Mesmo ainda buscando o primeiro título, o Ituano chegou para a atual edição como um dos favoritos. Isso aconteceu muito por causa da chegada de três atletas principais: a pivô Érika de Souza, a ala Patty e a armadora Alana — que viria a ser eleita a MVP das finais. Além dele, o Vera Cruz Campinas, que venceu o mesmo Ituano na final do Campeonato Paulista, também podia ser apontado como um dos protagonistas, ao lado do Sesi Araraquara.

Na fase de classificação, o Ituano terminou na liderança. Foram 10 vitórias nos 14 jogos disputados, com média de 73,6 pontos por jogo, o segundo melhor ataque da competição. No playoff, a equipe foi avassaladora, vencendo por 2 a 0 as séries contra AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva e Vera Cruz Campinas.

Já o KTO/Blumenau teve uma campanha mais difícil na fase regular. A equipe catarinense terminou apenas em sétimo (seis vitórias, oito derrotas), e chegou a perder dois jogos por W.O. por não viajar após ter casos de Covid detectados no elenco. No entanto, no caminho até a final, nos playoffs, o Blumenau também foi irretocável, e as séries contra as fortes e favoritas equipes Sesi Araraquara e Sampaio Basquete também foram encerradas em 2 a 0.

Apesar da diferença entre as duas equipes na tabela, foi o Blumenau que começou melhor a primeira partida da série decisiva, abrindo mais de 10 pontos de vantagem, mas o Ituano conseguiu reagir. Com jogadoras experientes e com passagens pela seleção, o clube paulista virou o jogo. O mesmo roteiro se repetiu nas partidas seguintes, e o Ituano fechou a série em 3 a 0.

A LBF, assim como o NBB, vem buscando difundir o campeonato, além de alcançar e conquistar mais adeptos do basquete. As duas ligas oferecem, inclusive, jogos transmitidos de forma gratuita na internet e na TV aberta. No caso da LBF, as transmissões em TV aberta ocorreram aos domingos, sempre às 14 horas. No site da competição, é possível encontrar VTs e melhores momentos das partidas.

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais