Logo O POVO+
NBB 21/22: o que dá para prever com base no Campeonato Paulista?
Foto de Karine Nascimento
clique para exibir bio do colunista

Jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Apaixonada por basquete, foi repórter do NBB em Fortaleza. Primeira mulher a comentar uma partida de futebol na TV cearense. Autora do livro A Verdadeira Regra do Impedimento, sobre a história do futebol feminino estadual

NBB 21/22: o que dá para prever com base no Campeonato Paulista?

Campeonato Paulista tem 8 dos 17 times do torneio nacional na disputa pelo título no basquete. Entre eles, São Paulo e Franca despontam como favoritos
Tipo Opinião
Ex-jogador da seleção, Marquinhos (à direita) é reforço do São Paulo para a temporada (Foto: Divulgação / Fiba)
Foto: Divulgação / Fiba Ex-jogador da seleção, Marquinhos (à direita) é reforço do São Paulo para a temporada

O NBB já tem data para a nova temporada. No dia 23 de outubro, 17 times vão disputar o maior campeonato de basquete brasileiro, com direito a algumas substituições — nunca a lista de participantes se manteve para a temporada seguinte. O problema mais recorrente é a falta de manutenção do aporte financeiro. O Campo Mourão deixa o torneio por esse motivo, mas o Rio Claro retorna após uma temporada afastado. O torneio vai ter, também, a estreia do União Corinthians, campeão do último Campeonato da CBB (o acesso não é direto, mas o campeão tem a possibilidade de pleitear a vaga, desde que preencha os requisitos, incluindo a garantia financeira).

Muitas equipes ainda não oficializaram as contratações para a nova temporada, por isso, não é possível fazer uma prévia mais completa do que pode acontecer na 14ª edição do torneio. No entanto, dos 17 times, oito disputam o Campeonato Paulista, e sobre esses times já é possível apontar alguma coisa.

Logo após o fim do último NBB, uma “dança das cadeiras” dos técnicos paulistas movimentou a intertemporada. O Paulistano demitiu Régis Marrelli e contratou Demétrius Ferracciú, do Corinthians. O Timão chamou Léo Figueiró, que treinava o Bauru. O Dragão então trouxe de volta Guerrinha, ex-Mogi, que, por sua vez, optou por efetivar o interino Danilo Padovani.

Do ponto de vista dos resultados, Marrelli, o primeiro a perder o cargo e o único dos envolvidos que segue fora do comando, foi o mais injustiçado. O Paulistano de Régis foi a melhor surpresa da última edição, brigando pelo G4 durante todo o campeonato, mesmo após perder jogadores importantes como Yago e Coleman.

As equipes envolvidas passam por uma mudança nos elencos, em menor ou maior grau. O Bauru vem com um elenco “intermediário”. O time, que apostou nas contratações na última temporada, deve vir um pouco mais modesto, já que perdeu nomes como Tyrone, Gui Deodato e Zach Graham, mas deve contar com um reforço que já estava no elenco. Gabriel Jaú vem jogando de forma mais móvel e é um dos grandes nomes da temporada até aqui.

O Corinthians perdeu a base que tinha em Ricardo Fischer e Zoom Fuller e não empolga até o momento, mas espera que o recém-contratado Melvin Johnson cumpra o papel de pontuador quando estrear. O Mogi segue dependente de Fúlvio, mas vê Lessa crescendo. O técnico Guerrinha, eleito o melhor da temporada 19/20 era um claro diferencial nessa equipe. Sem ele e sem uma contratação que altere o patamar do time, o Mogi deve ficar, mais uma vez, no meio da tabela. O Paulistano ainda oscila, mas pode fazer um bom campeonato. O crescimento contínuo de Felipe Ruivo e a adição de Danilo Fuzaro à ala, que já conta com Cauê Borges, pode render bons frutos.

Já o Rio Claro contratou o trio Pecos, Betinho e Pastor, ex-Unifacisa. Assim como na campanha no time paraibano, não houve destaque e a competitividade esperada no NBB até aqui e o time paulista é o vice-lanterna do Estadual. O Pinheiros, que apostou na base na última temporada e “descobriu” Gabrielzinho, trouxe contratações pontuais como Dikembe e Deryk. A média de idade segue baixa, mas o time faz um Paulista consistente, atrás apenas dos dois favoritos.

Não tem como negar que Franca e São Paulo são os favoritos ao título estadual e dois dos principais times da próxima temporada do NBB.

O Tricolor foi o time que mais venceu na primeira fase do Paulista. Mesmo perdendo Georginho e Lucas Mariano, os dois últimos MVPs, trouxe nomes como Marquinhos e Bruno Caboclo, duas contratações até surpreendentes de certa forma. O primeiro foi um dos grandes responsáveis pelas últimas boas campanhas do Flamengo e é conhecido por ser decisivo. O segundo é nome fixo na seleção e estava no basquete europeu após anos de NBA. Mas, um ponto a ser observado é a média de idade. Com a titularidade de nomes como Elinho, Marquinhos e Tyrone, esse fator deve ser levado em consideração, principalmente porque o técnico Mortari não costuma rodar muito o elenco.

O Franca recebeu Lucas Mariano e Georginho, manteve Lucas Dias, trouxe David Jackson e o argentino Scala. Individualmente, é um dos melhores elencos do país. No entanto, são muitos jogadores que possuem a característica de posse de bola, o que pode levar um tempo até a adaptação, caso ela venha, de fato, a acontecer.

Foto do Karine Nascimento

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?