Logo O POVO+
Warriors e Celtics, a melhor final possível para a marca de 75 anos da NBA
Foto de Karine Nascimento
clique para exibir bio do colunista

Jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Apaixonada por basquete, foi repórter do NBB em Fortaleza. Primeira mulher a comentar uma partida de futebol na TV cearense. Autora do livro A Verdadeira Regra do Impedimento, sobre a história do futebol feminino estadual

Warriors e Celtics, a melhor final possível para a marca de 75 anos da NBA

Golden State e Boston chegam para a decisão recheados de astros e expectativa de bons jogos. Primeiro duelo será às 22 horas de hoje
Klay Thompson, do Golden State Warriors, em jogo dos playoffs da NBA (Foto: EZRA SHAW / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP)
Foto: EZRA SHAW / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP Klay Thompson, do Golden State Warriors, em jogo dos playoffs da NBA

Favorito, o Golden State Warriors precisou de cinco jogos para eliminar o Dallas Mavericks de Luka Doncic. A vitória na série concedeu, mais uma vez, o título de campeão da conferência Oeste para a franquia da Califórnia, o sexto em oito anos — consequentemente, a sexta final da NBA em oito anos.

A conquista serviu também para emocionar os fãs dos Splash Brothers. Depois de duas temporadas afastado, Klay Thompson foi o grande nome do jogo que confirmou o título dos Warriors, com 32 pontos e oito bolas do perímetro. Visivelmente emocionado ao dar entrevista, Klay era acompanhado pelos olhos atentos de Stephen, que não escondia o orgulho pela boa performance do amigo. Quando Stephen Curry recebeu o prêmio de MVP das finais da conferência, Thompson comemorou, aos pulos, o prêmio como se fosse seu.

Pelo Leste, o embate entre Miami Heat e Boston Celtics foi até o celebrado jogo 7. Ainda que tenha terminado como líder da conferência, o Miami Heat dependia excessivamente do seu principal jogador, Jimmy Butler, e isso não foi o suficiente para bater um elenco mais completo como o do Celtics.

Liderados por Jayson Tatum, nomeado MVP da conferência Leste, o time de Boston chega a sua primeira final após 12 temporadas. Durante a comemoração, Jaylen Brown abraçou o companheiro de equipe e lembrou que disseram que eles não poderiam jogar juntos, já que, constantemente, havia um rumor para que Brown fosse trocado, construindo um time com mais chances de vitória.

Steph, Klay, Tatum e Brown, personagens citados até aqui, são alguns dos motivos pelos quais a final entre Warriors e Celtics é o melhor cenário para a NBA na comemoração dos seus 75 anos. Todos eles foram draftados pelas equipes onde permanecem.

Além deles, Draymond Green, Jordan Poole, Kevon Looney, Marcus Smart, Robert Williams III e Grant Williams são outros exemplos de como Warriors e Celtics chegam às finais com times montados com base no draft. Na atual temporada, as chamadas “panelas”, inclusive, ficaram bem longe de um resultado satisfatório. O Lakers nem chegou aos playoffs e o Nets foi varrido na primeira rodada.

Outro motivo pelo qual a final entre Golden State e Boston deve ser comemorada pela liga é que essas são duas das três franquias originárias, presentes desde a fundação da NBA — a terceira seria o New York Knicks e, considerando que não dá para apostar em uma final composta pelo Knicks, Warriors e Celtics era a única opção mesmo.

As duas equipes têm motivos de sobra para conquistar o título, e o primeiro duelo da série será disputado hoje, às 22 horas, no horário de Brasília, com transmissão da ESPN, na TV por assinatura, e da Band, na TV aberta.

Foto do Karine Nascimento

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?