Logo O POVO+
NBB e NBA abrem nova temporada com novidades nas transmissões
Foto de Karine Nascimento
clique para exibir bio do colunista

Jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Apaixonada por basquete, foi repórter do NBB em Fortaleza. Primeira mulher a comentar uma partida de futebol na TV cearense. Autora do livro A Verdadeira Regra do Impedimento, sobre a história do futebol feminino estadual

NBB e NBA abrem nova temporada com novidades nas transmissões

Competição nacional será exibida em três canais de TV e no Youtube, enquanto torneio internacional ganha novas opções da transmissão para fãs brasileiros
Tipo Opinião
Lance do jogo Los Angeles Lakers e Golden State Warriors pela NBA (Foto: JED JACOBSOHN / NBAE / GETTY IMAGES / GETTY IMAGES VIA AFP)
Foto: JED JACOBSOHN / NBAE / GETTY IMAGES / GETTY IMAGES VIA AFP Lance do jogo Los Angeles Lakers e Golden State Warriors pela NBA

Atuais campeões, Franca e Golden State Warriors fizeram suas estreias nas temporadas do NBB e da NBA, respectivamente, com vitórias. Se, por um lado, o ano do basquete começou com resultados esperados, no entanto, não se pode dizer que as ligas não apresentaram novidades para os próximos meses — novidades que vêm, sobretudo, das transmissões.

O NBB segue na ESPN, na TV Cultura e mantém também seu canal de transmissões no YouTube, onde o público pode ter acesso a um grande número de jogos de forma gratuita. Mas, no início deste mês, foi confirmado o retorno da liga à grade do SporTV, canal que não veiculava a competição desde 2018, quando, até então, detinha a exclusividade nos direitos de transmissão.

Ainda assim, esse não é o único retorno da temporada. O NBB também volta a ter jogos transmitidos na Twitch, mas, diferentemente do que ocorreu em 2019, essas partidas não são exclusivas da plataforma. Ou seja, jogos que forem veiculados na Twitch, com a participação de nomes consagrados do meio como Ale Apoka e o “Ninja” Douglas Viegas, também devem ter uma transmissão “convencional” no YouTube oficial do NBB — o que parece ser a melhor opção, já que atrai um novo público, mas, ao mesmo tempo, não afasta os que já estão acostumados ou preferem a forma tradicional.

O ineditismo fica por conta dos jogos que serão exibidos no Star+, streaming do Grupo Disney, que, além de transmitir os mesmos jogos da ESPN, também exibirá nove partidas exclusivas.

A democratização e o aumento de opções para transmissões de basquete, tanto nacional quanto internacional, já foram comentados anteriormente nesta coluna. E — felizmente —, com o passar dos anos, vêm sendo necessárias atualizações, já que as alternativas mudam e até crescem.

Em relação à NBA, em junho do ano passado, citei que havia sete canais com direitos de transmissão, incluindo opções por assinatura e gratuitas: League Pass, ESPN, SporTV, Band, YouTube NBA Brasil/Budweiser/TNT Sports e Twitch no canal Gaules.

Para a atual temporada, o SporTV não renovou o contrato, mas o pacote de jogos que pertencia ao grupo Globo foi dividido entre TNT (que agora transmitirá não só no Youtube, como na TV por assinatura) e Amazon Prime Video (considerado a grande novidade nas exibições). Apesar de não ter transmissões agendadas, outro canal que deve exibir a maior liga de basquete é o Facebook da CNN. Apesar do estranhamento de parte do público, a NBA soma mais uma opção às alternativas gratuitas.

Foto do Karine Nascimento

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?