NBB e NBA abrem nova temporada com novidades nas transmissões
Jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Apaixonada por basquete, foi repórter do NBB em Fortaleza. Primeira mulher a comentar uma partida de futebol na TV cearense. Autora do livro A Verdadeira Regra do Impedimento, sobre a história do futebol feminino estadual
NBB e NBA abrem nova temporada com novidades nas transmissões
Competição nacional será exibida em três canais de TV e no Youtube, enquanto torneio internacional ganha novas opções da transmissão para fãs brasileiros
Atuais campeões, Franca e Golden State Warriors fizeram suas estreias nas temporadas do NBB e da NBA, respectivamente, com vitórias. Se, por um lado, o ano do basquete começou com resultados esperados, no entanto, não se pode dizer que as ligas não apresentaram novidades para os próximos meses — novidades que vêm, sobretudo, das transmissões.
O NBB segue na ESPN, na TV Cultura e mantém também seu canal de transmissões no YouTube, onde o público pode ter acesso a um grande número de jogos de forma gratuita. Mas, no início deste mês, foi confirmado o retorno da liga à grade do SporTV, canal que não veiculava a competição desde 2018, quando, até então, detinha a exclusividade nos direitos de transmissão.
Ainda assim, esse não é o único retorno da temporada. O NBB também volta a ter jogos transmitidos na Twitch, mas, diferentemente do que ocorreu em 2019, essas partidas não são exclusivas da plataforma. Ou seja, jogos que forem veiculados na Twitch, com a participação de nomes consagrados do meio como Ale Apoka e o “Ninja” Douglas Viegas, também devem ter uma transmissão “convencional” no YouTube oficial do NBB — o que parece ser a melhor opção, já que atrai um novo público, mas, ao mesmo tempo, não afasta os que já estão acostumados ou preferem a forma tradicional.
O ineditismo fica por conta dos jogos que serão exibidos no Star+, streaming do Grupo Disney, que, além de transmitir os mesmos jogos da ESPN, também exibirá nove partidas exclusivas.
A democratização e o aumento de opções para transmissões de basquete, tanto nacional quanto internacional, já foram comentados anteriormente nesta coluna. E — felizmente —, com o passar dos anos, vêm sendo necessárias atualizações, já que as alternativas mudam e até crescem.
Em relação à NBA, em junho do ano passado, citei que havia sete canais com direitos de transmissão, incluindo opções por assinatura e gratuitas: League Pass, ESPN, SporTV, Band, YouTube NBA Brasil/Budweiser/TNT Sports e Twitch no canal Gaules.
Para a atual temporada, o SporTV não renovou o contrato, mas o pacote de jogos que pertencia ao grupo Globo foi dividido entre TNT (que agora transmitirá não só no Youtube, como na TV por assinatura) e Amazon Prime Video (considerado a grande novidade nas exibições). Apesar de não ter transmissões agendadas, outro canal que deve exibir a maior liga de basquete é o Facebook da CNN. Apesar do estranhamento de parte do público, a NBA soma mais uma opção às alternativas gratuitas.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.