Logo O POVO+
Quebrando a rotina
Foto de Larissa Lima
clique para exibir bio do colunista

Com formação em desenvolvimento mobile pelo IFCE e pela Apple Academy, junto ao seu conhecimento em Design e Animação, atuação em UI|UX e experiência na criação de aplicativo móveis, fundou a Startup Mercadapp. É amante dos livros, da música, do teatro e do ballet. Tudo isso sempre junto e misturado a tecnologia e inovação. Escrever sempre foi seu refúgio dentro dessa jornada tão desafiadora, que é ser uma jovem mulher empreendedora

Larissa Lima comportamento

Quebrando a rotina

Hábitos realmente transformam. Eu sei o quanto eles foram importantes para a minha evolução tanto pessoal quanto profissional.
Tipo Análise
Movimento circular ou a arte de retornar ou mesmo ponto (Foto: Jeremy Perkins/Unsplash)
Foto: Jeremy Perkins/Unsplash Movimento circular ou a arte de retornar ou mesmo ponto

.

Sempre que penso sobre uma palavra e o que ela significa em nosso dia a dia, eu gosto de ir buscar a etimologia e o seu significado para que eu possa entender se realmente estamos usando a palavra de forma correta e o que ela pode expressar além do significado que já conhecemos. E a palavra de hoje foi: rotina. Quando pesquisei no Dicionário de Oxford Languages, encontrei: “hábito de fazer algo sempre do mesmo modo, mecanicamente; rotineira.”

Palavras como hábito, costume e prática são alguns dos sinônimos. Com a certeza do que a palavra rotina quer dizer, será que a rotina é inimiga da criatividade e da inovação? 

Nos últimos anos, eu estava vivendo um momento de bastante exaustão devido a rotina de trabalho em que eu estava vivendo. E a falta de quebra dessa rotina, estava me fazendo viver de forma mecânica, repetitiva.

Esse último mês, eu vivi uma experiência completamente diferente. Uma vida em que a rotina não teve seu espaço, nem mesmo para hábitos simples como o horário de comer e dormir.

Confesso que a falta de rotina desconforta muito. Mas ao mesmo tempo, a ausência dela me permitiu enxergar o que eu já não via mais e observar o novo com maior atenção.

Eu pude reconhecer o ruído da barriga com fome por não comer no horário. Pude perceber a falta que faz a água em nosso corpo. Consegui observar melhor como a irritação acontece em nossa mente com a privação de sono. A diferença da coluna que dormiu em diferentes camas. E como nosso corpo sente falta de apenas repetir o mesmo.

Como turista em uma nova cidade, eu pude apreciar vistas incríveis. Como tudo era muito novo eu olhava em detalhes. Desde grandes monumentos até simplesmente como funciona o sinal de trânsito. Eu olhava com curiosidade e atenção, apreciando a beleza, do que para a maioria daquelas pessoas era apenas uma rotina.

Hábitos realmente transformam. Eu sei o quanto eles foram importantes para a minha evolução tanto pessoal quanto profissional. E o quanto foi e é importante para a evolução de uma empresa. Hábitos, rotinas, rituais.

Criar rotinas são super importantes para caminharmos em prol de nossas conquistas, unir pessoas e propósitos. Mas será que não estamos ficando cegos demais? Como podemos equilibrar a quebra de rotina? Teremos que criar uma rotina de quebra de rotina? 

Foto do Larissa Lima

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?