Logo O POVO+
EBM Quintto divulga pesquisa sobre hábitos e consumos em Fortaleza
Foto de Layout
clique para exibir bio do colunista

A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO

Layout economia

EBM Quintto divulga pesquisa sobre hábitos e consumos em Fortaleza

Foram 1.795 entrevistados de 120 bairros da Capital
O estudo traz cruzamentos e insights com a proposta de ajudar o mercado (Foto: divulgação )
Foto: divulgação O estudo traz cruzamentos e insights com a proposta de ajudar o mercado

A EBM Quintto divulga resultado da primeira edição da EBM Quintto Research, que compila dados do comportamento do fortalezense, durante o período de isolamento social. 

"Elaboramos uma pesquisa com o objetivo de obter respostas focadas em nossa cidade Fortaleza e entender um pouco da realidade, hábitos e percepções do habitantes de múltiplos bairros, segmentos e nichos neste momento de isolamento social que estamos vivendo", explica o sócio diretor de planejamento da agência, Thiago Peixoto.

Além de Peixoto, a equipe de planejamento, pesquisa e análise é composta por Tardelli Carvalho e o economista João Francisco Freitas Peixoto (Jofran). 

Foram 1.795 entrevistados de 120 bairros das sete regionais, além de respostas de entrevistados em 13 municípios que compõe a Região Metropolitana de Fortaleza.

 

Alguns destaques:

Você mudou seus hábitos de compra durante o período de quarentena?
Sim - 81,3%
Não - 18,7%

Você começou a economizar durante este período de quarentena?
Sim - 81,6%
Não - 18,4%

Você tem trocado suas marcas de preferência como forma de economizar?
Sim -
53,9%
Não -
46,1%

Você pretende fazer alguma viagem a turismo ainda em 2020?
Sim - 27,3%
Não - 72,7%

Você está utilizando o delivery para suas compras durante o isolamento social?
Sim- 72%
Não - 28%

Sobre os pedidos de delivery, qual sua frequência de utilização no seu dia a dia?
Nunca - 19,9%
1x por semana -54,4%
de 3 a 5x por semana - 23,7%
Todo dia - 2%

Quantas horas por dia você está conectado na internet?
Menos de 1 hora - 1%
Entre 1 e 2 horas - 7%
Entre 2 e 5 horas - 24,5%
Mais de 5 horas - 67,5%

Seu índice de confiança e satisfação em compras pela internet:
Manteve - 75%
Aumentou - 12,5%
Diminuiu - 12,5%

Você pretende dar preferência a marcas que tenham realizado ações em prol do combate ao coronavírus?
Sim, agora e após o isolamento -72,4%
Sim, agora -14,1%
Não - 13,5%

Após o encerramento do isolamento social, em quanto tempo pretende voltar a frequentar lugares onde há fluxo de pessoas?
Imediatamente - 10%
Poucos dias - 20,3%
Poucas semanas - 38,2%
Meses - 31,5%

Resultado de alguns dados cruzados:

- Homens consomem mais delivery: 51% pede 1 vez na semana e 31% pede entre
3 e 5 vezes; entre as mulheres, 56% pede apenas 1 vez e 22% nunca pede.

- A preferência por marcas que promovem medidas de combate ao coronavírus está fortemente presente entre homens e mulheres, mas entre elas é maior: 89% x 82%. Para o público feminino também é importante assumir um posicionamento público: 93%, contra 89% do público masculino.

- Assistir a filmes e séries, seguido por assistir shows e lives é a unanimidade dentre a população de Fortaleza para se divertir durante o isolamento social. O que verificamos foi uma alteração nas
preferências secundárias, que variam de acordo com o sexo e a idade. Se observarmos somente os homens, identificamos que 14% gostam de jogar enquanto 17% das mulheres gostam de fazer videochamadas com amigos/familiares.

Mais dados

- Na RMF, menos Fortaleza, na faixa etária de 45-59 anos, 14% querem comprar/trocar imóvel.

- 95,3% dos entrevistados consomem internet, onde 91,3% paga pelo serviço.

- 67,5% dos entrevistados passam mais de 5 horas por dia conectados.

- 66,1% dos entrevistados assinam plataforma de streaming – vídeo ou áudio.

- 24,8% dos trabalhadores de Fortaleza estão em Home Office.

- 21,7% aumentou o volume de compras pela internet durante o isolamento social.

- 13,5% dos respondentes não reduziu gastos.

- 67,6% dos entrevistados prevê retomar os gastos normais em até 6 meses.

- 86,5% pretende priorizar marcas que desenvolveram ações de combate ao coronavírus.

- 81,6% estão economizando, mas só 53,9% trocaram suas marcas favoritas.

Clique aqui para acessar o levantamento completo. 

Foto do Layout

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?