Logo O POVO+
Gilmar de Carvalho: o mestre-profeta da propaganda cearense
Foto de Layout
clique para exibir bio do colunista

A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO

Layout economia

Gilmar de Carvalho: o mestre-profeta da propaganda cearense

A obra "O gerente endoidou", de Gilmar de Carvalho, foi relançada há dois anos
Tipo Notícia
O escritor e professor Gilmar de Carvalho  fez o primeiro ensaio do livro em 1982 (foto: Ares Soares) (Foto: Ares Soares)
Foto: Ares Soares O escritor e professor Gilmar de Carvalho fez o primeiro ensaio do livro em 1982 (foto: Ares Soares)

Em 2019, ao comemorar os 20 anos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza (Unifor), a instituição relançou a obra "O gerente endoidou", do saudoso Gilmar de Carvalho, que nos deixou na noite deste sábado, 17 de abril. 

O título da obra remete a um antigo bordão da publicidade cearense ("O gerente endoidou e o preço baixou"), um comercial histórico da Esmeralda, tradicional loja de variedades no Centro de Fortaleza. A frase inspirou o escritor e professor Gilmar de Carvalho, em 1982, quando fez o primeiro ensaio do livro.

A publicação reúne textos de 1982 a 2018 que retratam momentos importantes da profissão nas últimas décadas e apontam novas perspectivas do mercado e da cultura publicitária. 

Dentre as novidades desta edição está a inclusão de um novo capítulo, com reflexões sobre a publicidade na atualidade e a supressão de alguns anteriores. O conselho editorial foi composto pelos professores Cláudio Sena, Tarcísio Bezerra e Carmen Luisa Chaves Cavalcante, a Kalu.

Na orelha do livro, o professor e publicitário Carlos Bittencourt define e emociona: "Se há alguém que transborda discernimento quando flexiona o pensamento sobre a propaganda cearense, esse alguém é Gilmar de Carvalho. Nosso São João Batista de uma religião que, mesmo perseguida pelos fariseus, atrai semestralmente uma 'ruma' de novos adeptos em seus tempos de formação. Gilmar é o mestre-profeta da Propaganda Cearense. Nessa perspectiva, "O gerente endoidou" é o evangelho que reúne em suas páginas as epopeias regionais de todos os santos e demônios dessa profissão que, mesmo erigida em outras terras, encontrou aqui, na Terra do Sol, os seus sais da terra". 

Foto do Layout

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?