Joelma Leal
clique para exibir bio do colunista

Joelma Leal escreve sobre o mercado de comunicação e publicidade. Jornalista de formação, é especialista em Marketing pela UFC e editora-executiva do Anuário do Ceará. No O POVO, esteve à frente da assessoria de comunicação do Grupo, de 7 de janeiro de 2010 a 7 de janeiro de 2021.

Noticia

Gilmar de Carvalho: o mestre-profeta da propaganda cearense

A obra "O gerente endoidou", de Gilmar de Carvalho, foi relançada há dois anos
O escritor e professor Gilmar de Carvalho  fez o primeiro ensaio do livro em 1982 (foto: Ares Soares)
O escritor e professor Gilmar de Carvalho fez o primeiro ensaio do livro em 1982 (foto: Ares Soares)

Em 2019, ao comemorar os 20 anos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza (Unifor), a instituição relançou a obra "O gerente endoidou", do saudoso Gilmar de Carvalho, que nos deixou na noite deste sábado, 17 de abril. 

O título da obra remete a um antigo bordão da publicidade cearense ("O gerente endoidou e o preço baixou"), um comercial histórico da Esmeralda, tradicional loja de variedades no Centro de Fortaleza. A frase inspirou o escritor e professor Gilmar de Carvalho, em 1982, quando fez o primeiro ensaio do livro.

A publicação reúne textos de 1982 a 2018 que retratam momentos importantes da profissão nas últimas décadas e apontam novas perspectivas do mercado e da cultura publicitária. 

Dentre as novidades desta edição está a inclusão de um novo capítulo, com reflexões sobre a publicidade na atualidade e a supressão de alguns anteriores. O conselho editorial foi composto pelos professores Cláudio Sena, Tarcísio Bezerra e Carmen Luisa Chaves Cavalcante, a Kalu.

Na orelha do livro, o professor e publicitário Carlos Bittencourt define e emociona: "Se há alguém que transborda discernimento quando flexiona o pensamento sobre a propaganda cearense, esse alguém é Gilmar de Carvalho. Nosso São João Batista de uma religião que, mesmo perseguida pelos fariseus, atrai semestralmente uma 'ruma' de novos adeptos em seus tempos de formação. Gilmar é o mestre-profeta da Propaganda Cearense. Nessa perspectiva, "O gerente endoidou" é o evangelho que reúne em suas páginas as epopeias regionais de todos os santos e demônios dessa profissão que, mesmo erigida em outras terras, encontrou aqui, na Terra do Sol, os seus sais da terra". 

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais