
A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO
A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO
A trajetória de 45 anos da São Geraldo, fundada em Juazeiro do Norte (CE), ganhou visibilidade nacional por meio da campanha publicitária criada e assinada pela agência cearense Acesso Comunicação e que foi vencedora em três categorias do Brasil Design Awards (BDA 2022), considerado a maior premiação de design do País e entregue pela Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign).
O anúncio da premiação foi feito na noite da última segunda-feira, 5, em São Paulo (SP), durante a solenidade de entrega do BDA 2022. Os diretores da Acesso, Rodne Torres e Luciana Junqueira, estiveram presentes à cerimônia, quando receberam as medalhas.
A Acesso Comunicação venceu o BDA 2022 nas categorias Design Gráfico, Cartazes e Material Promocional para Ponto de Venda. Com o título “O Sabor da Nossa História”, a campanha destaca ao longo das peças o vínculo afetivo do refrigerante de caju São Geraldo com seu público e as conexões emocionais com a cultura nordestina.
“Sermos ganhadores de um prêmio dessa relevância é muito importante para a Acesso, porque atesta o talento criativo de todos os nossos profissionais, dirigidos pelo Rodne, e também porque reforça o quanto o planejamento profundo nos ajuda a ser assertivos na criação. Mas credito como mais importante o fato de se colocar os holofotes no mercado local cearense, uma vez que fomos premiados com trabalhos desenvolvidos para uma marca absolutamente regional, que nasceu em Juazeiro do Norte, ganhou o Ceará, entrou em Pernambuco e continua na sua trajetória de crescimento. Isso demonstra o profissionalismo da publicidade feita no Ceará e a evolução das marcas locais”, celebra Ana Celina Bueno, diretora da Acesso Comunicação.
"Estamos muito felizes com o resultado desse trabalho em conjunto com a Acesso. Estivemos concorrendo com grandes marcas nacionais. Foi um trabalho em que passamos bastante tempo correndo atrás das histórias, tentando dar mais visibilidade aos 45 anos da marca e, depois de um ano do projeto, ainda estamos colhendo bons frutos", complementa Tiago Caldas, coordenador de marketing da Cajuína São Geraldo.
Nos filmes criados pela Acesso Comunicação para a campanha “O Sabor da Nossa História”, fatos curiosos da São Geraldo são contados por personagens que fizeram parte deles, revelando uma relação próxima da marca com o povo da cidade de origem da empresa. São causos, personagens, festas, tradições e manifestações populares absolutamente conectadas com a essência da marca São Geraldo.
Esses sentimentos são reforçados pela identidade visual desenvolvida, com um rótulo diferenciado para as garrafas do refrigerante e um selo comemorativo dos 45 anos da marca. Frases como “Tem gente que transforma caju em tudo: suco, doce, castanha. A gente transforma em história.” procuram ampliar a relação sentimental de orgulho que fez da São Geraldo uma “lovemark”, possibilitando a ampliação do market share e atingindo públicos de outras regiões e uma nova geração de consumidores.
“Somos uma agência que tem o planejamento como valor essencial e como mola mestra para o sucesso do que fazemos para os nossos clientes. Temos paixão por pensar e tesão por fazer, mas desde que isso se baseie em metodologia, em processos, que vão se unir à criatividade. Assim sabemos que estamos oferecendo algo diferenciado. E as premiações acabam sendo um resultado e um reconhecimento a isso, onde ganhamos nós, da agência, mas saem vencedores também nossos clientes”, reforça Ana Celina.
O Brasil Design Award é realizado desde 2009 pela Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign). Considerada a maior premiação de design do País, tem o objetivo de reconhecer e destacar a capacidade criativa e inovadora do design na economia nacional. A iniciativa conta com mais de 20 mil participantes, premiando mais de 2.500 projetos e movimentando mais de 40.000 pessoas em suas cerimônias. Em 2019 tornou-se o prêmio com mais abrangência do Brasil e em 2020 se consagrou como o maior prêmio de designer do País.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.